23 de setembro de 2011

Propaganda política paga agora também no Twitter

Obama na frente da tela do Twitter da Casa Branca
Em menos de dois anos a rede social de microblog Twitter tem crescido muito mais do que o esperado. De acordo com o próprio Blog do site, mais de 200 milhões de mensagens são enviadas por dia. Tal número é equivalente a 10 milhões de páginas sendo escrito por dia, sendo que, se juntássemos tais páginas, por dia, seriam reproduzidos 8.163 cópias do livro Guerra e Paz (Tolstói).

Tendo em vista que o número de usuários e de “tweetadas” não faz nada além de crescer, muitas empresas de variados setores da indústria pagam ao site para serem promovidos nos Trends Topics, em português, Assuntos do Momento. Só de aparecer o nome da empresa, sua publicidade aumenta e muito, passando cada vez mais a ser comentado e discutido no mundo online.

Sabendo do potencial ultimamente tão pouco explorado e querendo gerar maior receita financeira, agora o site passará a abrir um espaço exclusivo para a propaganda política, sendo esta paga. Para isso, será preciso que haja modificações na área de design de publicidade, assim o usuário comum não vá confundir como um tweet comum. Tais anúncios serão mostrados como resultado de buscas por palavras-chaves, também na lista seletiva dos assuntos mais tweetados do momento ou como sugestão a usuários.

O foco da empresa é as campanhas eleitorais estadunidense do próximo ano, sendo que ainda (em média) 40% dos internautas que utilizam tal microblog são dos Estados Unidos da América. Tal foco pode e provavelmente deve ser utilizado também nas eleições de 2014 no Brasil. Tal publicidade está fora dos padrões, eixos ou bolso dos políticos altaneirenses, contudo a campanha que se anda fazendo na rede envolvendo as eleições de Outubro para prefeito da cidade pode ser considerada tão envolvente quanto, se nos limitarmos a analisar o foco sendo a própria Altaneira.

Por Alana Maria Soares com informações Portal R7 e OJornalista.com

Um comentário:

  1. Muito Bom o seu texto Alana, Parabéns. Um texto que leva o leitor a se envolver de uma forma tão intensa que lamenta quanto este termina.

    ResponderExcluir

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.