20 de setembro de 2011

EUA põe fim à política de proibição de gays no Exército


Governo americano pôs fim definitivo, nesta Terça-feira (20), ao “Don’t ask, don’t tell” (em português: Não pergunte, não diga) nas Forças Armadas. A política, que se encontrava em atividade desde 1994, proibia qualquer entrada de homossexuais abertamente declarados a ingressarem em tais Forças.

O Congresso americano já havia revigorado a lei no final de 2010. E em Junho, o Pentágono exigiu que o Exército desse início as aceitações de inscrições de candidatos homossexuais, levando em consideração que, por base de um estudo realizado pela UCLA, é afirmado que, ao todo, são mais de 70.500 homossexuais (representando 2,2%) nas forças militares dos Estados Unidos da América.

O Presidente Obama, que teve de esperar “sinal verde” do Pentágono para confirmar a abolição da política, declarou em comunicado “Hoje, temos o último grande passo para acabar com a lei discriminatória “Don’t Ask, Don’t Tell” que enfraquece nossa prontidão militar e viola os princípios americanos de justiça e igualdade”. Ainda completou afirmando “A partir de 20 de setembro, membros das Forças Armadas não serão mais obrigados a esconderem quem são para servir ao nosso país”.

Para comemorar o acontecimento histórico, os defensores dos direitos civis e humanos no País planejam celebrações com festividades. Já acontece, hoje mesmo, o casamento do primeiro militar gay. O tenente da Marinha Gary Ross, de 33 anos, e seu parceiro Dan Swezy, civil de 49 anos, esperaram até passar da meia-noite para, em Vermont, consolidarem sua união formal e oficial. 

Por Alana Maria Soares com informações Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.