21 de setembro de 2011

Geopark Araripe recebe certificação verde da Unesco

O projeto Geopark Araripe, no sul do Ceará, recebeu, no último domingo (18), a certificação verde, a maior na escala de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante a Conferência Europeia de Geoparks, que está sendo realizada esta semana na Noruega. Com a avaliação positiva, a área cearense é a única no Brasil com o selo da Rede Global de Geoparks. Uma missão do Governo do Estado foi enviada à Noruega pela Secretaria das Cidades para acompanhar a conferência. O evento segue até esta quarta-feira (21).

O Geopark Araripe é apoiado pelo projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, da Secretaria das Cidades. Está previsto o investimento de cerca de R$ 7 milhões, durante os próximos dois anos, somente em ações voltadas para o Geopark. Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

O Ceará tem sido o principal incentivador desse processo de certificação de geoparks e chegou a realizar encontros nacionais e internacionais para estimular a candidatura de outras regiões do Brasil. Segundo Patrick Mckeever, membro da Global Geopark Network (GGN), o Ceará é um exemplo a ser seguido por outros estados brasileiros e da América Latina.

A área cearense foi avaliada em novembro de 2010 por uma comitiva da Rede Global de Geoparks. Ao todo, nove geossítios situados em seis cidades do Cariri foram visitados. Três avaliadores visitaram o Parque dos Pterossauros, a Cachoeira de Missão Velha, a Colina do Horto, o Pontal da Santa Cruz, o sítio Batateiras, a Ponte de Pedra, o sítio Pedra Cariri, a Floresta Petrificada do Cariri e o Riacho do Meio.

O Geopark Araripe está localizado ao sul do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange área aproximada de 3,5 mil km². As principais ações visam conservação das características naturais da região, o geoturismo e a geoeducação, sempre voltados ao desenvolvimento sustentável do território.

Com informações Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.