8 de setembro de 2011

Professores aproveitam Dia da Independência para protestar

Professores do Estado fecham avenida em Fortaleza - foto Leonardo Heffe
Aproveitando os desfiles do dia da Independência, o Sindicado dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc) realizou, na manhã de ontem, a Marcha da Educação pela Paz, paralelamente aos desfiles que ocorriam na Avenida Beira Mar. A categoria reivindica a aplicação do piso salarial e sua repercussão na carreira.

Centenas de professores e caminharam pela Avenida da Abolição, da avenida Barão de Studart até o Clube Náutico Atlético Cearense, fazendo percurso de inda e volta.

Protestando contra o governador Cid Gomes (PSB), os grevistas usavam camisas pretas nas quais se lia: “Cid, ilegal é você. Respeite a educação”, ironizando a alegação de ilegalidade da greve. No fim do desfile oficial, na Beira Mar, manifestantes chegaram a entrar no percurso oficial e protestar diante das autoridades, como o vice-governador Domingos Filho (PMDB).

Amanhã ocorre nova assembleia, que decidirá se a greve continua ou não. O desembargador Emanuel Leite Albuquerque, do Tribunal de Justiça do Estado, decidiu que o movimento é ilegal e determinou o retorno às aulas. Para o magistrado, a paralisação teve início antes de esgotadas as negociações.

“Esgotamos o processo de negociação, que foi quebrado por parte do governo”, protestou o presidente da Apeoc, Anízio Melo. O sindicato recorreu da decisão.

Mas o movimento não é unanimidade entre a categoria. Sem ver sinais de avanços nas negociações, José Gilardo, professor das Escolas Estaduais José Maria Pontes e Hermínio Barroso, disse estar cansado. “Participei de todas as manifestações, mas não há avanços. Não quero ser usado como massa de manobra pelo sindicato”.

Para encerrar a greve, a categoria quer que o governador Cid Gomes assine Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos. O Governo só admite assinar o TAC após o fim da greve.

Na sexta-feira, o comando de greve irá realizar assembleia geral, no Ginásio Aécio de Borba, para decidir se continuarão em greve. Anísio espera que, até lá, o governador assine o TAC.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.