17 de setembro de 2016

Escola Santa Tereza realiza projeto “Os Sabores do Mundo da Educação”

Público do projeto “Os Sabores do Mundo da Educação” na quadra da Escola Santa Tereza em Altaneira  (Foto: Andreia Teles)
Nessa noite de ontem (16/09), a Escola Santa Tereza realizou a culminância de o projeto interdisciplinar “Os Sabores do Mundo da Educação”, envolvendo além das áreas de Linguagem, Natureza, Humanas todos os professores do Multimeios, Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências.

Idealizado pela diretora Meirenildes Alencar, porém, enriquecido e concluído pelos demais membros do núcleo gestor e todos os professores, o projeto “Os  Sabores do Mundo da Educação”, desafiou toda equipe para um sério trabalho de pesquisa e uma necessidade urgente de respostas àquela   indagação muito presente no nosso meio:  o que será que esses países, considerados como os maiores destaques em educação possuem tão especial diferente do Brasil?

Partindo desse marco referencial, a equipe decidiu pelos quatro primeiros resultados. 1º Finlândia, 2º Japão, 3º Suécia e 4º Coréia do Sul. Estes países foram divididos entre as áreas e a pesquisa se concentrou na economia, política, cultura, gastronomia e educação de cada um.

Ao acreditar que o papel da escola precisa ir além de uma programação rotineira, a equipe se propôs buscar respostas para tão sério e grave problema que é o baixo nível de qualidade educacional do País.

Lançado em abril, o projeto adquiriu tamanha proporção que fez o grupo repensar o seu final.  Sem recursos financeiros, exigiu mais audácia para ser realizado na quadra esportiva e a cotização entre todos para propiciar ao visitante, um momento de degustação dos pratos típicos de cada país. A direção buscou parceria com a Secretaria de Educação no tocante ao transporte de todos os alunos da tarde para o noturno, o empréstimo de barracas com a secretaria de cultura e infraestrutura e o empréstimo de um palco com o empresário Palito.

Após meses de trabalho, foi uma noite extremamente gratificante de descobertas e alegria, onde todos os professores, alunos, pais de alunos, ex. alunos, ex. professores, diretores de outras instituições, vereadores e tantas autoridades, tiveram a oportunidade de prestigiar o grande evento e ampliar o senso crítico através das analogias obtidas entre as diferenças gritantes, existentes entre esses países e o Brasil, totalmente explícitas nessa demonstração de cultura e aprendizagem.

A diretora Meirenildes Alencar disse que Escola Santa Tereza espera que todas as pessoas observadoras das barracas identificadas pelos países, apreciadoras dos dados demonstrados, e aquelas que degustaram novos pratos e aplaudiram as apresentações, possam apropriar-se de sabores típicos e atitudes transformadoras.

“Agradeço ao cerimonialista, professor Ivanildo Cidrão, a todos os que estavam presentes, aos alunos atuantes no projeto, aos seus familiares, aos funcionários pela força constante, o apoio das secretarias municipais e especialmente aos professores pela persistência em acreditar e querer fazer sempre o melhor. Grande abraço carinhoso de agradecimento”, escreveu Meirenildes Alencar.

Confira outras imagens do evento:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.