9 de setembro de 2016

No salto em distância, Ricardo Costa dá primeiro ouro ao Brasil

Ricardo Costa comemora o ouro com a medalha brasileira (Foto: Paulo Múmia)
Foi no último salto. Com a marca de 6,52m, obtida em sua última tentativa, Ricardo Costa tornou-se o primeiro brasileiro campeão Paralímpico nos Jogos Rio 2016. A conquista do ouro no salto em distância da classe T11 foi muito comemorada pelo público que assistiu à competição no Estádio Olímpico.

"Estou muito emocionado. É um momento que vou levar para o resto da minha vida! Incomparável! Eu senti que o ouro estava perto quando finalizei o salto. Ali, realmente, eu senti que era o ouro", contou.

Ricardo, de 34 anos, chegou à sua sexta e última tentativa com a prata garantida – tinha saltado 6,43m e estava atrás do americano Lex Gillette, que tinha marcado 6,44m em seu quinto salto. Mas o sul-mato-grossense, quarto colocado na prova no último Campeonato Mundial, foi muito além e alcançou 6,52m para conquistar o ouro histórico.

O bronze foi para o ucraniano Ruslan Katyshev, que saltou 6,20m. "Eu treinei muito duro. Ficava na pista e na academia do início da manhã até a noite e depois disso tudo ainda discutia com meu técnico onde poderia melhorar. Hoje estou sendo recompensado por tudo isso. Ganhar esse ouro é um orgulho enorme", completou Ricardo.

Esta foi a segunda medalha brasileira nos Jogos e a segunda no atletismo. Na primeira final do Rio 2016, Odair Santos ganhou a prata nos 5.000m da mesma classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.