4 de agosto de 2015

"13 coisas que você nunca deve fazer em grupos de WhatsApp" por Vinícius Ferreira

O que parecia ser a solução dos problemas para quem tem uma vida agitada, longe da família e com equipes de trabalho muito grandes, os grupos de WhatsApp têm, em sua maioria, se tornado verdadeiros karmas para os usuários do aplicativo. 

Mensagens que não acabam mais, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares e os áudios e vídeos mais desnecessários estão entre as principais reclamações.

Para evitar constrangimentos, brigas sérias e até mesmo aquela mágica do “silenciar grupo”, reunimos no Dia Internacional da Família 13 dicas de etiquetas indispensáveis para você ser agradável, inspirador e educado com seus conhecidos. 

Confira abaixo e não se esqueça da máxima de Confúcio: não faça aos outros, o que você não quer que seja feito a você.

1 - Você já viu anjos e cachorros fofos falando bom dia? Então, por que manda todos os dias um desses? Respeite o horário comercial, chega de mensagem motivacional às 5h da manhã.

2 - Refletir é sempre bom! Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico. E se mesmo assim, alguém o fizer, não seja inconveniente de se intrometer no assunto.

 3 - Corrente? Só se for de ouro! Você conhece alguém que ficou rico, morreu ou encontrou o amor da sua vida em três dias só com aquelas mensagens que viralizam pelas redes sociais? Então pronto, não precisa mandar!

4 - Só mande gravações de voz em último caso. Você gostaria de apertar o play e uma brincadeira ecoasse do seu telefone no meio do seu trabalho? Então, por que você faz isso com os outros?

5 - As orações foram criadas para serem usadas. Se você é daqueles que mandam uma palavra por mensagem, saiba que a culpa do “silenciar grupo” é toda sua, além, claro, de acabar com a bateria do celular dos outros integrantes.

6 - Exagero de emoji, sério? Quantos anos você tem?

7 - Novos aplicativos, velhos costumes: Caps Lock só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém. Caso contrário, a caixa baixa se faz necessário e bem mais elegante.

8 - “Eu vi que você leu e não respondeu”. Esta é uma frase que não pode aparecer nunca em seu vocabulário. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.

9 - Nick estranho ou duvidoso são totalmente descartáveis. Ninguém é obrigado a descobrir quem está falando.

10 - Cada vez mais frequente nos ambientes profissionais, o Whatsapp pode ser uma arma se você não tomar cuidado com a sua foto. Aquela foto antes da balada, ou mesmo aquela depois, já na padaria às seis da manhã, podem ser ignoradas. Invista em fotos mais neutras, menos comprometedoras para a sua imagem.

11 - Todo bom grupo tem o engraçadinho dos “pornôs”. Nunca seja essa pessoa, isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.

12 - Fotos fortes, como de acidentes e pessoas decapitadas, são de extrema deselegância. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar.

13 - Nunca compartilhe mensagens religiosas, bênçãos do Papa, do preto velho e do pastor. Religião e política são temas que não devem ser discutidos e sempre serem respeitados.

Publicada originalmente no Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.