27 de março de 2017

“Conquistas para o Ceará: o futuro já está acontecendo” por Camilo Santana

O Estado do Ceará tem conseguido alcançar significativas conquistas, mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas já enfrentadas pelo Brasil.

Somente na última semana, dois fatos marcantes nos dão a certeza de que nosso Estado avança para um dos maiores crescimentos de sua história e num momento bem próximo.

Na Holanda, assinamos um Memorando de Entendimento com o Porto de Roterdã, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, para a consolidação de uma parceria com o nosso Complexo Industrial e Portuário do Pecém, dando novo impulso na captação de investidores para o Ceará. Essa parceria chega num momento único vivido pelo Pecém, que, após grandes investimentos do Estado, passou a contar com a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em funcionamento no País e com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), maior empreendimento privado da América Latina. Só com a CSP haverá um crescimento de 12% do PIB total do Estado e 48% do PIB Industrial, além da geração de milhares de empregos. A parceria com o Porto de Roterdã tornará esses resultados ainda mais significativos, ampliando nossas relações comerciais e dinamizando nossa economia.

Menos de uma semana antes, num evento na Bovespa, em SP, foi fechado acordo de concessão do nosso Aeroporto Pinto Martins para uma das maiores operadoras de aeroportos do mundo, a alemã Fraport AG. Somente em melhorias, a Fraport investirá no Pinto Martins R$ 1,4 bilhão, transformando-o num dos mais modernos e eficientes do País. Em recente reunião na sede da empresa, em Frankfurt, traçamos planos para, juntos, buscarmos atrair novos negócios, como o hub da Latam, um centro de conexões que representará um incremento muito importante para a economia cearense.

Esses fatos juntam-se a uma série de outras conquistas que servem de orgulho para cada um de nós, cearenses. Conquista como a da nossa educação pública, quando o Ceará conseguiu colocar suas escolas nos 24 primeiros lugares do ensino fundamental do País, segundo o Ideb, do Ministério da Educação. Nada menos que 77 das 100 melhores escolas são daqui. Ou o alcance do primeiro lugar do País no Ranking da Transparência, com nota máxima, de acordo com o Ministério Público Federal.

Na área da segurança pública, um desafio permanente, reduzimos o número de mortes violentas pelo segundo ano consecutivo após 17 anos de crescimento, começando a tirar o Ceará do mapa dos estados mais violentos. Um avanço, mas com a compreensão de que essa luta está apenas no começo.

Como não sentir orgulho de termos batido novo recorde de transplante de órgãos em 2016, com milhares de vidas salvas e nosso Estado sendo referência na área para todo o País?

E tantas outras conquistas, que nos dão a certeza de que estamos trilhando o caminho certo: com muito diálogo, respeito, perseverança e ousadia. Esse é o Ceará de todos nós. E o futuro é agora.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.