11 de maio de 2017

Em audiência, Moro nega desavenças com ex-presidente Lula

Imagem capturada do vídeo divulgado pela Justiça Federal
O juiz federal Sergio Moro abriu a audiência na qual interrogou o ex-presidente Lula afirmando não ter desavenças com o petista. “Queria deixar claro que, em que pesem algumas alegações, da minha parte não tenho qualquer desavença pessoal em relação ao senhor ex-presidente.”

Moro é alvo de uma ofensiva da defesa do petista, que pede a sua suspeição sob a alegação de imparcialidade para julgar as ações penais da Lava Jato. A última tentativa de afastar Moro do processo, porém, foi negada ontem pelo STJ. A audiência desta quarta teve momentos tensos, com Lula se exaltando em algumas situações. Também no início do interrogatório, o magistrado avisou a Lula que não haveria a possibilidade de o ex-presidente ser preso durante o depoimento e que haveria algumas perguntas difíceis, o que é “natural do ato judicial”.

“O objetivo é esclarecer a verdade e oportunizar que o senhor tenha uma resposta para cada pergunta”, disse Moro. “Não tem pergunta difícil para quem quer falar a verdade”, respondeu o ex-presidente. O petista se mostrou contrariado diante de uma das perguntas feitas pelo magistrado sobre a Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Moro o questionou sobre o contexto em que a refinaria foi planejada durante o governo do petista.

Lula afirmou que “quem está sendo julgado é o estilo de governar”, não o caso específico do triplex. “Desde que foi criado o contexto, da caçamba feita pelo Ministério Público, na questão do Power Point, quem está sendo julgado é o estilo de governar, é um jeito de governar. Se as pessoas que estão fazendo essa denúncia querem saber como se governa, elas têm que sair do MP, entrar num partido político, disputar as eleições, ganhar para eles saberem como é que se governa”, declarou.

O juiz deixou Lula falar e, ao fim da resposta, negou a afirmação do ex-presidente. Lula continuou. “O que interessa saber ao Ministério Público se eu fui em uma inauguração de terraplanagem? Era a coisa mais extraordinária para esse país fazer a primeira refinaria depois de 30 anos, doutor”, afirmou Lula, com o dedo em riste. Moro falou sobre as acusações que o ex-presidente enfrenta. Em uma delas, ele teria conhecimento de um esquema de corrupção na Petrobras. A defesa afirmou que não reconhece a primeira acusação.

Com informações portal O Povo Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.