4 de julho de 2017

Nação Nordestina é campeã do XVII Festival Junino de Altaneira

A Quadrilha de Juazeiro do Norte foi a grande Campeã em Altaneira (Foto: João Alves)
Com dois dias de atraso Governo Municipal de Altaneira divulgou no seu portal, na manhã de ontem (03/07)  o resultado do XVII Festival Junino realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no Ginásio Poliesportivo da cidade.

Dos dezoito grupos inscritos apenas treze se apresentaram nos dois dias de Festival. A grande Campeã foi a Nação Nordestina que apresentou uma luta travada entre setores conservadores e progressistas da igreja católica e a luta de romeiros quanto a figura do Padre Cícero Romão Batista. A Quadrilha Asa Branca, de Campos Sales, foi a vice-campeã e o Arraiá da Nascença, de Brejo Santos, ficou em terceiro lugar.

“A cada passo de integrantes do grupo e do marcador, ficava evidente a força e a fé de popular no “padim ciço” na “Beatificação de um Homem Pela Fé do Povo” que não só agradou ao público, mas também aos (as) jurados (as) que lhe deram o título de campeã do XVII Festival Junino” escreveu Nicolau Neto, Assessor de Comunicação do Município.

Mesmo sem competir, o Arraiá do Ribuliço encantou e arrancou aplausos ao levar para o ginásio símbolos que marcam o nordestino e que foram frutos das contribuições de três grupos: negros, indígenas e ibéricos em referência ao período em que o Brasil esteve sob o domínio português e expondo os dois primeiros grupos aos mais variados castigos físicos e psicológicos- tendo a escravização como o pior deles. A proposta foi desenvolvida a partir do tema “Ibérico, Negro e Tapuia, Azul e Encarnado a História do Sertão Encantado”.

A Nação Nordestina levou a melhor nos quesitos “Marcador (a)” e Rainha”, e a Asa Branca teve melhor desempenho em “Casamento”, “Repertório”, “Casal de Noivos”.

Com informações Assessoria de Comunicação do Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.