1 de outubro de 2019

Camilo sanciona lei que integra serviços de saúde de municípios


A saúde pública no Estado começa a ser remodelada pela gestão do Dr. Cabeto. Na manhã de ontem (30/09) em solenidade do Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana (PT) sancionou duas leis que regulamentam parte das mudanças anunciadas para a área em agosto último.

A primeira lei cria uma nova estrutura de organização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O novo modelo de gestão fortalece as áreas que atuam na formulação das políticas de saúde, vigilância, regulação em saúde e da execução da atenção à saúde com atuação mais integrada e regionalizada da rede em todo o Estado.

A segunda matéria integra, no âmbito do Sistema Único de Saúde, as ações e serviços dos 184 municípios do Estado, que passam a ser divididos em regiões.

De acordo com o governador, a nova plataforma deve tratar a saúde nas regiões do Estado de forma mais igualitária.

"Isso significa que a região que não tem atendimento de uma determinada especialidade vai passar a ter. Além disso, teremos a criação de novas vagas para que as pessoas não esperem tanto tempo por um leito. Isso acontece para que a saúde chegue mais perto da população, para ela seja atendida mais rápido, para que os indicadores e resultados da saúde melhorem. Estamos colocando em lei para que fique de certa forma garantido", pontuou.

A regionalização é uma diretriz do SUS que orienta o processo de descentralização das ações de serviços de saúde, com o objetivo de garantir acesso, resolutividade e qualidade no atendimento à população.

"Cada região de saúde está sendo planejada. Os grandes hospitais regionais mais os nossos hospitais farão parte de uma governança única. Com nova regionalização da saúde, o Estado garante qualidade e dá transparência a esse processo", ressalta o secretário da Saúde.

Ao todo, o Governo do Estado prevê investimento extra de R$ 600 milhões na implantação da Plataforma de Modernização da Saúde. A priorização do investimento é baseada em "vazios assistenciais" e em fatores qualitativos da saúde, segundo Dr. Cabeto.

A plataforma prevê até 2023 a construção de hospitais de ensino, Centro de Inteligência, hub de saúde, promoção de novas metodologias e políticas, fortalecimento das categorias profissionais, entre outras iniciativas.

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.