21 de outubro de 2019

Resposta a ataques de Ciro virá nas urnas, dizem petistas

Delegados e delegadas no Congresso do PT em Fortaleza (Foto: Tainá Duete)
Em etapa estadual do Congresso do Partido dos Trabalhadores realizada neste fim de semana, imperou no Ceará tese que mantém linha "pacífica" da sigla com relação ao governador Camilo Santana (PT) e aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT). A corrente da "autocrítica", representada por Luizianne Lins e que cobra reavaliação da aliança com pedetistas, acabou esmagada com menos de 5% dos votos. Ou seja, pelo menos, por enquanto, petistas preferem seguir estratégia "pragmática", sem qualquer intenção de responder à altura as muitas críticas que Ciro Gomes vem fazendo ao partido e o seu principal líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Hoje, as duas lideranças partidárias com o controle do partido em mãos, o presidente eleito do PT Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, e o líder da corrente majoritária no Ceará, deputado José Guimarães, negam que isso signifique uma submissão ao primogênito Ferreira Gomes. Em entrevista à coluna, Guimarães prometeu resposta nas urnas: Tem formulação mais forte do que a que a gente tem hoje, de ter uma candidatura própria do PT em Fortaleza? Essa coisa de ficar polemizando, não vamos perder tempo com isso. A gente não diz, faz".

Guilherme seguiu linha parecida: "A maior resposta que a gente pode dar a críticas do Ciro é tocar uma tática que coloque o PT em 1º lugar. Aqui, em Fortaleza, isso é apresentar candidatura própria que se contraponha ao governo Roberto Cláudio". Ou seja, a linha parece evitar o confronto direto "a la Ciro" - por declarações à imprensa - e deixar para travar o debate nas urnas. Reeleito presidente do PT cearense neste fim de semana, Antônio Filho segue neste mesmo modelo.

O discurso "altivo" do PT cearense contrasta bastante com as posições do partido, que tem evitado a todo custo qualquer tipo de desentendimento com Camilo ou os Ferreira Gomes - mesmo quando, especialmente no último caso, a recíproca não é verdadeira. Durante a discussão de outras decisões no evento deste fim de semana, por exemplo, nem mesmo uma moção simples, condenando a adesão de Camilo Santana ao programa do governo Jair Bolsonaro de escolas cívico-militares, conseguiu ser aprovada.

Texto mais longo e crítico ao governador, apresentado inicialmente pela ala do presidente do PT Fortaleza, Deodato Ramalho, acabou se tornando centro dos maiores embates do evento. Depois de muito debate e alguns humores até mais exaltados, acabou prevalecendo uma versão "soft" da moção, muito mais curta e limpando a barra do governador no caso. Nela, o programa em si é criticado, mas não a adesão do Ceará. Curiosamente, todos os petistas presentes eram unânimes em classificar o programa como danoso ou até "fascista", mas nada que valesse abrir um possível desentendimento com o governador. Veja como são as coisas.

Resta saber, neste contexto, se a tal candidatura petista de 2020 vai ser "de fato" um contraponto a Roberto Cláudio, além de qual será o tamanho da posição de Camilo Santana nesse debate interno do partido. Atualmente, parece pouco provável que o governador opte por defender abertamente uma candidatura petista em face de uma outra lançada pelo bloco do PDT liderado por Cid e Ciro Gomes e pelo prefeito.

Deve ser levada em conta, por exemplo, a gratidão do governador por Cid e Ciro Gomes, principais padrinhos de sua eleição, assim como a necessidade do apoio dos pedetistas na esfera estadual - sozinho, o partido tem 14 dos 46 deputados estaduais. Dentro do partido, há quem defenda abertamente uma candidatura que vá "poupar" Roberto Cláudio e focar ataques contra Capitão Wagner (Pros) e outros candidatos mais à direita. A preço de hoje, a tese parece de execução muito mais provável.

Deodato Ramalho, no entanto, afirma que a postura é um erro e que vai acabar prejudicando a sigla a longo prazo: "Aliança pressupõe um mínimo de respeito das partes que se aliam. Não é possível que a gente continue fingindo que não tá acontecendo uma coisa grave, que é a tentativa dos Ferreira Gomes de destruir o PT". O tempo dirá quem está certo no debate.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.