29 de outubro de 2019

Ceará tem 61 açudes com volume abaixo de 30%

Castanhão, maior açude do Ceará, registra menos de 4% de sua capacidade (Foto: Markos Montenegro)
Entre os 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 81 estão com volume abaixo de 30% de seu total, sendo 61 abaixo dos 10%. Entre esses, 23 reservatórios encontram-se no volume morto e outros 11 estão secos. Apenas três açudes apresentam volume acima de 90%: Germinal, Itapajé e Jenipapo. As informações são da resenha diária de monitoramento publicada na última sexta-feira (25/10).

Ao mesmo tempo, de 1º de janeiro a 25 de outubro, foi registrado aporte de água em 147 açudes do Estado. Neste período, houve um aumento de 934,3 bilhões de litros no volume de água armazenado. Considerando a estimativa do volume evaporado e o volume liberado, a Cogerh afirma que houve um aporte de 2,8 trilhões de litros.

Os reservatórios do Estado guardam atualmente 3,166 trilhões de litros, o que equivale a 17% da sua capacidade total. O Castanhão, maior açude de usos múltiplos da América Latina, tem hoje 3,83% da sua capacidade. Este é o menor volume desde fevereiro deste ano, quando - antes da quadra chuvosa - o reservatório atingiu 3,46% do seu total.

Em outubro de 2018, o reservatório tinha 6,22% de seu volume. Naquele ano, o açude atingiu sua menor reserva: 2,08%.

A baixa reserva do açude ameaça o abastecimento nos municípios de Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Jaguaribara e Russas.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.