7 de outubro de 2019

Com abstenção de quase 70% Altaneira elege novo Conselho Tutelar

Eleitores na fila após o fechamento do portão da escola 18 de Dezembro (Foto: Raimundo Soares)
Apenas 1.738 eleitores altaneirenses foram às urnas ontem (06/10) para eleger os cinco membros efetivos e respectivos suplentes do Conselheiros Tutelar para o mandado de 2020 a 2023. O número representa apenas (31,47%) do eleitorado apto a votar no Município de Altaneira.

Para as lideranças políticas e candidatas ouvidas pela administração do BA a redução do número de urnas foi o que motivou a grande abstenção da votação. Apenas três urnas forma disponibilizadas, sendo duas na cidade e uma na Vila São Romão.

Logo nas primeiras horas de votação os eleitores usaram o grupo de WhatsApp do Blog de Altaneira para denunciar as filas e a lentidão da votação.


O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira, professor José Evantuil, também denunciou a organização do processo e disse que calcularam mal a distribuição das sessões, ao subestimar a participação popular.


“O que vi hoje foi muita relação na única fila. Alias, a fila prioritária com mais de 20 metros e 3 horas de espera. A outra fila normal com mais de 30 metros. As 1:40min Uma moça relatou estar na fila desde as 8 horas, mas votou. Vi muita boa vontade de participação da comunidade. Eu compareci por duas vezes no local de votação e pelo visto não vou ajudar a minha candidata escolhida”, escreveu.

No início da tarde o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Adeilton, informou que na Escola Joaquim Rufino as filas continuava grandes e os eleitores estavam desistindo de votar. Com a informação o presidente compartilhou a foto ao lado.

Everton Venâncio foi um dos mais duros nas críticas: “Comparo o desastre desta eleição igual da administração”.

Várias imagens foram compartilhadas mostrando o volume de pessoas que ainda aguardavam para votar ao longo do dia de ontem, com sérias críticas a gestão municipal e aos organizadores do pleito.

Para o professor e blogueiro Nicolau Neto, a previsão de elevada abstenção poderia influenciar no resultado do pleito. Previsão também das candidatas Claudevania e Mikaely que viam seus eleitores deixando a Escola 18 de dezembro sem votar.

O vice-prefeito Charles Leite também criticou a organização do processo, reclamou do pequeno número de urnas e fez a previsão que a votação seria encerrada por volta das 21 horas.

Pontualmente às 17h os portões nos locais de votação foram fechados e senhas distribuídas aos eleitores.

A urna do São Romão foi a única que teve funcionamento normal, a votação foi encerrada no horário previsto e às 17h18min., o vereador Valmir Brasil compartilhou o resultado no grupo do BA.

A votação da Escola Joaquim Rufino foi encerrada por volta das 18h30min., mas na Escola 18 de Dezembro somente às 20h50min foi divulgado o resultado da votação.

O chefe da Procuradoria Geral do Município, Eduardo Amorim, postou o resultado final, extraoficial, com os seguintes dados:

1º. Débora: 223
2º. Valéria: 203
3º. Vivia: 197
4º. Joyce: 196
5º. Claudevania: 155
6º. Mikaely: 135
7º. Janária: 129
8º. Antônia: 99
9º. Alani: 73
10º. Fabiana: 72
11º. Neném: 68
12º. Everton: 45
12º. Daniel: 45
14º. Sheila: 42
15º. Israel: 21
Brancos: 6
Nulos: 29
Comparecimento: 1.738 (31,47%)
Abstenção: 3.785 (68,53%)

Apenas duas conselheiras foram reeleitas, Débora e Claudevânia. As novatas Valéria, Vivia e Joyce, após curso de formação, assumem o mandato em janeiro.

Até o fechamento desta postagem nenhuma nota da gestão municipal ou do Conselho responsável pelo processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar havia sido divulgada.

Confira outras imagens da votação em Altaneira:
Escola 18 de Dezembro às 09h (Foto: João Alves)

Escola Joaquim Rufino às 10h (Foto: João Alves)

Escola 18 de Dezembro às 16h (Foto: Italo Duarte)

Escola Joaquim Rufino às 16h (Foto: Roselice Bitu)

Escola 18 de Dezembro às 17h (Foto: Nicolau Neto)

Escola 18 de Dezembro às 19h (Foto: Raimundo Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.