20 de outubro de 2019

A "nova" política que não é nova e nem sadia por Guálter George

Eduardo Bolsonaro acompanhados de deputados e deputadas do PSL na Tribuna da Câmara (Foto: Divulgação)
A semana definiu o fracasso da turma que chegou à política, como novidade, para salvá-la. Nas minhas contas, o ex-deputado Jair Bolsonaro nunca fez parte da equação, considerando os vários mandatos exercidos na Câmara com práticas iguais às dos colegas ou, no mínimo, com opção clara por um conivente silêncio diante de erros e desmandos. Mas, reconheço, a amplíssima maioria deles, entre os que foram eleitos no PSL para o Congresso e para Assembleias Legislativas espalhadas País afora, chegava com o crédito de ter pouco, ou nada, a ver com o quadro que trouxera ao descrédito quase absoluto da classe política brasileira.

Com menos de dez meses completos da era Bolsonaro, porém, o que se assiste acontecer é a mais aberta demonstração de despreparo para o poder que um grupo político seria capaz de oferecer. Todas as pessoas envolvidas nos imbróglios dos últimos dias, lembre-se, têm compromisso com a governabilidade e deveriam trabalhar, mais do que quaisquer outros no Congresso e no Executivo, por um ambiente político estável. Inclusive, e principalmente, a família Bolsonaro, quando, ao contrário, este foi o sobrenome que mais alimentou e animou a crise. Na verdade, a própria origem de tudo é uma observação desnecessária e gratuita do presidente da República durante inocente selfie com um admirador.

Recordando: o jovem fazia a foto ao lado de Bolsonaro e citou o nome de Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, sendo-lhe sugerido que esquecesse o deputado pernambucano e não citasse seu nome, porque ele estava "queimado". Incompreensível, pelo menos no aspecto em que leva à rua uma questão que poderia ser tratada no âmbito interno, especialmente quando considerado o interesse do governo que ele foi eleito para liderar e do País que lhe cabe governar no momento. A sequência que veio depois, com tentativa de derrubar o líder na Câmara, manobra para dar o posto ao próprio filho, áudios terríveis captados e divulgados na imprensa, punições, bate-boca e uma baixaria generalizada, coloca muito em xeque a qualidade do que essa turma agregou à política brasileira.

No capítulo cearense, meu Deus do céu, outros vexames! Os deputados Heitor Freire (federal) e André Fernandes (estadual) já protagonizavam sua briga particular, faz algum tempo, e, claro, foram chafurdar também no lamaçal dos últimos dias, o primeiro, inclusive, suspeito de ser o parlamentar que vazou conversa com Bolsonaro (o presidente) que poderá lhes trazer muitos problemas. Ele nega. A coluna teve acesso a uma mensagem de Heitor na qual referia-se a André, em meio à confusão da semana, de uma forma desqualificada no nível mais baixo que o termo comporta.

Certamente, o incauto eleitor apostou em nomes novos ao votar no histórico 2018 sob a expectativa de que eles trariam uma renovação concreta nas práticas políticas. O resultado deve ser frustrante para quem apostou nisso, até agora, porque o debate não melhorou e o faz-tudo pelo poder permanece intacto, apenas com a substituição dos protagonistas.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.