12 de janeiro de 2021

Estado orienta municípios sobre dados para vacinação contra Covid-19

Em mais uma etapa da preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) orienta os 184 municípios cearenses quanto ao acesso ao Módulo Covid-19, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que funcionará como banco de dados geral dos brasileiros vacinados contra a doença. Para ter acesso a ele, profissionais de saúde vacinadores e responsáveis pela digitação dos dados têm até amanhã (13/01) para fazer novo cadastro no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA).

"Nesse momento nós estamos nos preparando para cadastrar todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação de Covid-19 no Estado. Para isso, é necessário ter um acesso, uma permissão, para inserir os dados da vacinação no novo programa que o Ministério da Saúde (MS) desenvolveu, que é o Novo S-IPNI", afirma Ricristhi Gonçalves, coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa.

A coordenadora destaca a importância dessa etapa para que as unidades de saúde comecem a vacinação quando os imunizantes chegarem ao Ceará. "A Sesa preparou um tutorial bastante simples de como ele faz esse cadastro e de como inserir as informações nesse sistema oficial", afirma.

Os profissionais que já são cadastrados no e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) e no SI-PNI atual deverão realizar novo cadastro no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso. Após o Ministério da Saúde disponibilizar o novo SIPNI, os operadores devidamente cadastrados serão vinculados às respectivas unidades de saúde para digitar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19.

Presente na apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 no Amazonas nesta segunda, 11, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 terá início três ou quatro dias após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de algum dos imunizantes que estão em análise.

"Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no Dia D, na hora H, no Brasil. No primeiro dia que chegar a vacina ou que a autorização for feita, a partir do terceiro ou do quarto dia, já estará nos estados e municípios para inciar a vacinação", afirmou. O general reforçou ainda que a vacina será gratuita e, "no que depender do presidente da República e do Ministério da Saúde", não será obrigatória.

A Portaria nº 1833 de 4 de novembro de 2018 define o cadastramento dos estabelecimentos de saúde enquadrados como Central de Abastecimento e de estabelecimentos que realizam Serviço de Imunização no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).

Dos 184 municípios do Estado, 141 já estão cadastrados, e os demais estão com o procedimento em andamento. Além de cadastrar as centrais de abastecimento municipais, as unidades de saúde do Estado que possuem salas de vacina devem enquadrar o "Serviço 174 - Imunização" e a "Classificação 001 - Indivíduos em Geral".

O procedimento é necessário para garantir a rastreabilidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pela Coordenação Geral do PNI. Dessa forma, todos os municípios devem estar com o cadastro dos profissionais de saúde em dia.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Aprece recomenda que prefeituras do Ceará atuem coletivamente para garantir vacina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.