27 de janeiro de 2021

Vacinação de idosos começa oficialmente hoje em Fortaleza

Em Fortaleza idosos de 75 anos ou mais com vacinação previamente agendada receberão o imunizante contra a Covid-19 a partir de hoje (Foto: Felipe Martins)

Idosos de 75 anos ou mais com vacinação previamente agendada receberão o imunizante contra a Covid-19 a partir de hoje (27/01) em Fortaleza. Para esta quarta-feira, serão disponibilizadas 10 equipes para aplicação do imunobiológico em 100 pessoas em seus domicílios, conforme planejamento das rotas. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse número inclui os idosos que, devido a uma inconsistência no sistema, conseguiram agendar a vacinação no Centro de Eventos (onde ocorre a imunização de profissionais de saúde) e que não compareceram ao local, seguindo indicação da pasta.

Os idosos que optaram pela vacinação em drive-thru, receberão as informações sobre a data e local via e-mail e WhatsApp. Os pontos de drive-thru ainda serão definidos e divulgados. O objetivo é evitar a exposição de grupos mais vulneráveis ao coronavírus. Os idosos serão vacinados com a vacina de Oxford/AstraZeneca.

Considerando que as doses ainda não são suficientes para imunizar toda a população cearense com 75 anos ou mais, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiram as estratégias de distribuição e de uso das doses nesse público específico. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a ordem de prioridade é: idosos a partir de 75 anos acamados; a partir de 90 anos; a partir de 85 anos; a partir de 80 anos; a partir de 75 anos.

O Município tem a meta de vacinar pelo menos 86 mil idosos nessa faixa etária. A logística será similar à implantada em 2020 na imunização contra a gripe. Em média, devem ser visitados 2.100 domicílios por dia. O agendamento para vacinação está acontecendo por meio do site Vacine Já e do aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para Android e iOS).

Segundo a SMS, o site já registrou mais de 1 milhão de acessos envolvendo os grupos prioritários contemplados nesta primeira fase. Por uma falha no sistema, 800 idosos foram agendados para a vacinação nessa segunda-feira, 25. A Prefeitura orientou que eles não comparecessem ao local, mas ainda assim 273 idosos acima de 75 anos acabaram indo e sendo vacinados.

A vacinação dos trabalhadores da saúde começou nessa segunda. Desde ontem, 26, os profissionais da saúde de Fortaleza precisaram comprovar que estão ativos, previamente cadastrados e trabalham em contato direto com pacientes. Para a comprovação, é necessária a apresentação de documento original com foto, além de um comprovante profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que atua. Os hospitais de Fortaleza seguem recebendo a visita de equipes de vacinação.

O Centro de Eventos do Ceará é o primeiro equipamento a ser utilizado como Centro de Vacinação contra a Covid-19 na Capital. As vagas para agendamento da imunização de trabalhadores da saúde se esgotaram menos de 24 horas após liberação do site para a marcação. Foram mais de 24 mil agendamentos para o local ao longo de sete dias, completos no próximo domingo, 31. À medida que novos Centros de Vacinação sejam abertos, os agendamentos estarão novamente disponíveis. 

Em Fortaleza, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 é de 76,6%, somando leitos públicos e privados. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Os leitos para adultos estão com 81,72% de lotação. No caso das unidades de UTI infantil, a ocupação é de 66,67%. Não há gestantes nem recém-nascidos internados em unidades de alta complexidade com diagnóstico de Covid-19.

Seis unidades hospitalares na Capital estão com 100% dos leitos do tipo ocupados. São eles a Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, Hospital Dr. Waldemar Alcântara, Hospital Antônio Prudente, Hospital Otoclínica, Hospital Universitário Walter Cantídio e Hospital São José de Doenças Infecciosas.

No caso dos leitos de enfermaria, a ocupação é de 72,25% na Capital. Na plataforma, algumas unidades estão sem informações sobre leitos. Conforme a Sesa, isso ocorre quando as unidades não atualizam as informações no sistema.

Considerando a divisão por macrorregiões de saúde, ocupação das leitos de UTI é a seguinte: Fortaleza (76,9%), Sobral (61,9%), Sertão Central (69,44%), Litoral Leste e Jaguaribe (90%) e Cariri (80,61%).

São 329 leitos ativos para Covid-19 atualmente no Estado. Semana passada, o Governo do Estado anunciou que 211 novos leitos públicos de UTI seriam disponibilizados para atendimento exclusivo de Covid-19 em todas as regiões do Ceará. O prazo de ampliação prometido na quinta-feira, 21, foi de 15 dias.

O Ceará chegou a 356.789 casos confirmados de Covid-19 e 10.380 mortes em decorrência da doença. Os dados foram atualizados às 17h11min de ontem. Segundo a Secretaria, nenhuma morte em decorrência do coronavírus foi confirmada nas 24 horas anteriores.

Há ainda 283.539 pessoas que se recuperaram da doença no Ceará. A taxa de letalidade, atualmente, é de 2,8%. No começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%. Foram realizados até agora 1.423.963 exames. Há 36.019 casos em investigação.

Na Capital, foram registrados 368.547 casos confirmados e 4.294 óbitos. A taxa de letalidade na Capital é de 4,5. A taxa de positividade dos exames atualmente é de 30,07%.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Secretaria Municipal da Saúde esclarece dúvidas sobre vacinação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.