25 de janeiro de 2021

Vacina de Oxford será destinada a idosos a partir de 75 anos

  Governador do Estado e o prefeito de Fortaleza recebem a vacina no aeroporto (Foto: Carlos Gibaja)

As vacinas de Oxford/AstraZeneca que chegaram ao Ceará no sábado 
(24/01) serão destinadas a idosos a partir dos 75 anos. A vacinação deste grupo será iniciada a partir de quarta-feira, 27, no Estado, e poderá ser realizada nas residências ou em locais que disponibilizarão o sistema drive-thru. Das 72.500 doses recebidas, 34% serão para Fortaleza e 66% serão destinadas ao Interior. Na Capital, teve início ontem (24/01), o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos.

Os profissionais da saúde continuarão sendo imunizados com a CoronaVac, primeiro lote de imunizantes contra a Covid-19 que chegou ao Ceará. A vacinação no Centro de Eventos começa hoje, 25, para os trabalhadores da saúde, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O equipamento sedia o primeiro Centro de Vacinação de Fortaleza. Novos centros serão abertos à medida que novas doses da vacina estejam disponíveis na Capital. A pasta frisa que a população não deve procurar postos de saúde nas fases prioritárias de imunização.

Para realizar o cadastramento e o agendamento, na Capital, as pessoas devem acessar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para iOS e Android) ou o site Vacine Já. Conforme a SMS, todos os trabalhadores da saúde, poderão agendar virtualmente e terão a opção de escolher data e horário da aplicação.

No local de vacinação, todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto e documento para comprovar atuação como trabalhador da saúde — pode ser carteira do conselho de classe, carteira profissional, contracheque ou declaração da unidade de saúde em que atua.

No caso de idosos acima de 75 anos, será possível escolher, durante o cadastramento, receber o imunização em domicílio ou em um dos Drives de Vacinação. As pessoas cadastradas devem receber uma mensagem via WhatsApp e também por email com a confirmação do agendamento próximo à data marcada.

A vacina de Oxford/AstraZeneca permite que a segunda dose do imunizante seja aplicada até 90 dias depois. Dessa forma, o Estado poderá utilizar todo o lote que chegou em pessoas diferentes, já que a chegada de novos lotes deste imunizante está prevista para fevereiro.

Conforme o titular da Saúde no Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, "a estratégia foi usar grupos diferentes para vacinas diferentes, para facilitar a identificação na hora da aplicação da segunda dose". Por meio de nota, Dr. Cabeto aponta que a prioridade será a imunização dos idosos a partir de 75 anos e de 100% dos trabalhadores das unidades de saúde.

Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da SMS se reuniram na manhã de ontem, 24, na Escola de Saúde Pública (ESP), para decidir quem receberia as vacinas de Oxford/AstraZeneca. A logística de distribuição da vacina "dos idosos" vai seguir o modelo aplicado no lote inicial da CoronaVac. A partir de hoje, 25, as doses serão enviadas para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde do Ceará.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

MPCE redobra fiscalização em casos de "fura fila" da vacina da Covid-19


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.