9 de janeiro de 2021

Governador proíbe festas de Carnaval e cancela ponto facultativo no Ceará

Camilo anunciou que fará plano de apoio ao pessoal de eventos (Foto: Julio Caeser)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou ontem (08/01) que Carnaval será dia útil. Decreto que deve ser publicado hoje definirá o cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2ª e 3ª feira de Carnaval. Será proibido qualquer tipo de festa ou evento comemorativo de Carnaval, em ambiente aberto ou fechado, público ou particular.

Com prorrogação até o dia 31 de janeiro, continuam em vigor as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. Será proposta a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de Carnaval. Camilo informou que será feito plano de apoio ao Setor de Eventos. "Um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na 2ª feira (11) com o setor a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios", disse, em publicação nas redes sociais.

Além disso, os órgãos de fiscalização do Estado e Prefeitura de Fortaleza (PMF) se reunirão na próxima segunda-feira, 11, para intensificar as ações de fiscalização, "principalmente nas áreas com maior incidência de casos".

O governador informou ainda que esteve em conversa com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta sexta, para tratar sobre a quantidade de vacinas para o Ceará e o cronograma para o estado. "O ministro informou que até o final deste mês poderá estar iniciando a vacinação nos grupos prioritários. Seguimos firmes na luta para salvar vidas e proteger os irmãos e irmãs cearenses", disse.

As medidas foram aprovadas pelo Comitê formado pelo Governo do Estado, PMF, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, e as equipes de Saúde.

Não obstante tais medidas para evitar aumento do contágio, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que não há necessidade de um novo lockdown (bloqueio total) de atividades no Estado. O titular da Secretaria da Saúde (Sesa) defendeu que o momento é de manter as restrições para festas e eventos em locais abertos e fechados, além de evitar aglomerações e dar seguimento às medidas de proteção sanitária individual.

"O Ceará vive neste momento um cenário diferente de outros estados. Nós temos aumento de número de casos sem repercussão maior no número de óbitos, principalmente em Fortaleze e ainda mais evidente em algumas regiões como a regional II, em bairros como Meireles, Papicu e Aldeota e na regional VI", comenta Dr. Cabeto em vídeo divulgado pela Sesa.

Ele pediu a colaboração da população para manter o isolamento social a fim de evitar necessidade de ampliar as restrições. "No Ceará, não há necessidade de estabelecer lockdown. Entendemos que é adequado manter restrições para festas em ambiente fechado ou aberto, evitar aglomerações e manter atividades econômicas", diz. Ele frisou que as ações de contenção determinadas em decreto precisam ser aplicadas de acordo com o perfil de novos casos.

O secretário pontuou ainda maior preocupação com a população abaixo de 50 anos, que neste momento da pandemia representa 50% dos novos confirmados. "As grandes aglomerações têm acontecido em bares, restaurantes no período noturno, em festas muitas vezes clandestinas. Esse não é um comportamento adequado para quem quer que o Ceará continue a manter sua economia vigente", avalia Cabeto.

De acordo com o titular da Saúde no Ceará, o Estado já está pronto para o plano de vacinação contra a Covid-19. "Nunca é demais lembrar o povo cearense em aderir à vacinação. O plano nacional de imunização prevê que até o fim de fevereiro teremos o primeiro grupo prioritário de idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde vacinados. Se houver produção maior de vacinas, já temos insumos adequados", afirma.

O Ceará já conta com quase 8 milhões de seringas, Equipamentos de Proteção de Individual (EPIs) para aplicadores e plano de logística para distribuição do imunizante. O Estado também dispõe de refrigeradores prontos para armazenar as doses. (Colaborou Matheus Facundo)

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Sem festa, Fortaleza analisa medidas para compensar setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.