22 de janeiro de 2021

Governador do Ceará quer evitar circulação entre Capital e Interior

Coletiva com Camilo, Sarto e o secretário Cabeto sobre novas medidas contra a pandemia (Foto: Deisa Garcez)

Com aumento de casos de Covid-19 e internações pela doença no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) quer evitar o fluxo entre Fortaleza e municípios do Interior do Estado para conter o aumento da circulação viral. Em coletiva na manhã desta quinta-feira, 21, foram anunciadas novas medidas, como a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e a ampliação de aproximadamente 100 leitos nas próximas duas semanas.

"Tenho reunião agora com o setor da área de transporte público para trabalharmos com uma fiscalização e alternativas para reduzir o problema das aglomerações nos transportes públicos, principalmente municipais", disse o governador. A reunião que delibera sobre os decretos sanitários é realizada às sextas-feiras, mas foi antecipada por causa do agravamento da situação no Estado. Além da proibição do uso de áreas comuns de lazer nos condomínios de praia, haverá recomendação de protocolos nos condomínios urbanos.

Governo e Prefeitura querem evitar um lockdown para preservar a atividade econômica. Contudo, o chefe do executivo afirmou que "se for necessário tomarmos outras medidas, vamos avaliar". "Nossa intenção é não tomar nenhuma medida que afete a economia do Estado, mas vamos avaliar semana a semana", disse. Ele informou também que irá intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e punir estabelecimentos reincidentes.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), também garantiu que locais que registram aglomeração de forma recorrente terão mais fiscalizações. "Nossos agentes de fiscalização e policiamento irão nos locais onde reiteradamente as pessoas têm quebrado o protocolo e ameaçado a saúde da população", assinalou.

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, está previsto aumento em torno de 100 leitos novos de UTI em duas semanas, "bem acima da necessidade hoje projetada", segundo garantiu, para que se tenha "bastante segurança". Isso inclui também aos insumos como materiais anestésicos, analgésicos, equipamentos de proteção individuais (EPIs).

"Os hospitais regionais do Interior estão tendo reativação dos leitos de campanha. Alguns deles, estamos aumentando de 10 a 20 leitos de UTI e a mesma quantidade de enfermaria em cada hospital regional", completou. Ele citou entre as unidades contempladas o Hospital Leonardo Da Vinci e o Instituto Doutor José Frota (IJF). No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital de Messejana, há duas semanas os leitos de campanha voltaram a receber pacientes com Covid-19.

Segundo o secretário, o Estado investiga a existência de infecções pela nova cepa do coronavírus. Para isso, a Sesa está avaliando os perfis epidemiológicos para saber se o comportamento do vírus e a forma clínica de apresentação está mudando. Há mudança do perfil epidemiológico no Ceará, acometendo mais jovens. Quase 70% das pessoas contaminadas têm menos de 50 anos. "Estamos encaminhando para a Fiocruz a análise de algumas amostras de pessoas para que a gente possa analisar se há essa mutação encontrada fora do Brasil e em Manaus. Há muita dúvida acerca da transmissão e da gravidade", explicou.

O Ceará chegou a 359.678 casos confirmados de Covid-19 e 10.299 mortes por Covid-19, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Sesa, feita às 17h36min desta quinta-feira, 21. Segundo a secretaria, nenhuma morte em decorrência da Covid-19 foi confirmada nas 24 horas anteriores.

Com informações Jornal O Povo

Leia também:


Vacinas da Índia chegam nesta sexta-feira, 22, ao Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.