26 de janeiro de 2021

Por falhas no sistema, idosos já foram vacinados em Fortaleza

Todos os idosos que agendaram a vacinação e compareceram ao Centro de Eventos foram vacinados (Foto: Deísa Garcêz)

No primeiro dia de vacinação no Centro de Eventos, que sedia o primeiro Centro de Vacinação Contra Covid-19 de Fortaleza, todas as pessoas que agendaram e compareceram ao local foram vacinadas. Conforme a Prefeitura, foram imunizados 2.429 profissionais de saúde das 13h às 21 horas. A vacinação de idosos a partir de 75 anos começa na quarta-feira, 27. Contudo, 273 idosos dos 400 que, por falha do sistema, conseguiram agendar para ontem, 25, foram vacinados.

Erros na plataforma de agendamento da vacinação permitiram o agendamento errôneo de 863 idosos para o Centro de Eventos ontem e hoje. A pasta recomenda que os idosos que conseguiram agendar antes da data correta aguardem contato para fazer remarcação Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a aplicação nesse grupo será feita nas residências dos pacientes ou em drive-thrus de vacinação.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, todos os idosos que acabaram agendando a vacinação para ontem e que foram até o local foram vacinados. "Houve um problema no sistema. A gente orientou a essas pessoas para que não viessem, até por uma questão sanitária para evitar aglomeração, mas aqueles que porventura vieram, a gente abriu um drive-thru e eles estão sim sendo vacinados. A gente não está voltando ninguém", informa. Uma equipe da secretaria está entrando em contato com essas pessoas por e-mail, WhatsApp e ligação telefônica para alertar que elas não devem comparecer ao local hoje. 

Liberadas no último domingo, 24, por meio do site Vacine Já, as vagas para trabalhadores da saúde receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Centro de Eventos esgotaram. Foram mais de 24 mil agendamentos para sete dias, completos no próximo domingo, 31.

"Estamos planejando novas fases para podermos abrir novos centros durante a semana. E com certeza durante esta semana estaremos abrindo novas vagas para que os profissionais da saúde possam realizar o agendamento com conforto", afirma o coordenador. O agendamento para idosos, porém, segue normalmente. "Nesse momento, não tem número de vagas (para a vacinação das pessoas com mais de 75 anos)", afirma.

O coordenador explica que o cadastro em algum dos 116 postos de saúde da Cidade é válido para receber a vacina. No local de vacinação, é feita uma análise de informações que faltem ou que estejam desatualizadas. "(Quem já tem cadastro no posto precisa fazer) só o agendamento e confirmar alguns dados, como CPF, data de nascimento e e-mail, que são dados importantes", complementa.

Pelo menos 86 mil idosos a partir de 75 anos deverão ser vacinados. A partir dos cadastros recebidos via aplicativo e site, a Prefeitura deverá organizar uma rota de vacinação para as imunizações em domicílio. A capacidade logística permite a visita de 2.100 casos por dia, de acordo com a titular da SMS, Ana Estela Leite.

Para aqueles que não têm acesso à internet e ainda precisam realizar o cadastro para posterior solicitação da vacinação em casa ou por drive-thru, Soares indica que um familiar deles dirija-se a algum posto de saúde. Na unidade de saúde, a pessoa será orientada a procurar o Núcleo de Atendimento ao Cliente. É preciso ter em mãos informações pessoais desses idosos, como CPF, endereço e CEP.

Além disso, 18.153 pessoas foram vacinadas entre os dias 18 e 24 de janeiro, abrangendo profissionais da linha de frente do combate a pandemia e idosos acima de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanecia (ILPI).

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

 

Estado tem doses para 46,1% dos profissionais de saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.