20 de janeiro de 2021

Profissionais questionam secretário de Saúde em anuncio do Plano de Vacinação em Altaneira

Secretário de Saúde entre duas profissionais sem portarias (Foto: Divulgação/Instagram)

Em transmissão pela rede social Instagram na tarde de ontem (19/01) o secretário municipal de Saúde, Junior Paulino, acompanhado de duas profissionais apresentadas como Maria Dayane Leite de Lima (Coordenadora de Atenção primária) e Ana Deyva Ferreira dos Santos (Coordenadora de Epidemiologia) apresentou o que seria planejamento da vacinação contra o coronavírus no município.

Sem anunciar a data o documento informa que “A imunização começará assim que a primeira remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegar ao município ainda essa semana. Os primeiros vacinados serão os trabalhadores de saúde que atendem diretamente pacientes com Covid-19 e aqueles que estarão envolvidos na campanha de vacinação”.

O plano informa ainda que também “serão priorizados neste primeiro momento idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, além dos trabalhadores desses estabelecimentos” e que “as demais fases da vacinação, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas na cidade”.

A Assistente Social Maria Vilar foi uma das primeiras a perguntar sobre a data de início da vacinação e "Quais os meios que será utilizado pra se ter real controle dos que irão tomar a vacina?", a profissional disse ter conhecimento de que a vacina não será para todos "então precisa se garantir que não tenha 'ajeitados' para alguns. Vacinar alguém que não está no grupo prioritário pode custar a vida de alguém".

Franscisca Sineuma Moreira lembrou que do jeito como as coisas funcionam é bem capaz de pessoas que não são do grupo de risco tomar a vacina e quem é não tomar "tem que tem controle sim e fiscalização em cima", afirmou.

A enfermeira Ivanna Alcântara disse que causa espanto a Coordenadora da Atenção Básica gravar um vídeo que concorda que só o pessoal do Hospital tem direito de tomar nessa primeira remessa.

"Logo ela que sabe da nossa luta desde o início, que sabe que atendemos 90% da população de Altaneira e carregamos essa pandemia nas costas, que sabe que 20% dos positivos são assintomáticos e esses certamente procuravam o Posto, que sabe que fazíamos visitas domiciliares na casa de pacientes sintomáticos respiratórios porque depois de está lá dentro tinha que fazer o atendimento,que sabe que íamos fazer visitas em transportes próprios, no sol e na chuva, que sabe que fazemos muito mais do que nossa obrigação e fazemos das tripas, corações para resolver os problemas dos pacientes, que sabe que a maior parte do recurso que entra da saúde no município é oriundo do nosso suor", escreveu a profissionaal.

Ivanna disse jamais irá desmerecer os profissionais do Hospital e que não fica chateada por não tomar a dose da vacina "é pela falta de transparência mesmo".

"Não tivemos reunião, não tivemos informações oficiais a cerca dessa vacinação, até esse vídeo e sendo que somos nós, as vacinadoras. Ou seja, os profissionais ficaram sabendo junto com a população e isso não é correto! Mais respeito por nós profissionais, por favor!" protestou Ivanna.

Já o fisioterapeuta José Assis disse atuam no atendimento de pacientes em domicílios com diversas enfermidade inclusive doenças respiratórias. "E nós não seremos imunizados a princípio? Com tudo não temos direito a insalubridade e nem a vacina contra a COVID?", questiona.

A agente de saúde Elionete Vieira também gostaria de saber quando serão vacinadas, uma vez que estão diariamente junto das famílias, levando informação e encaminhando os pacientes até hospital e as unidades de saúde, além de avisamos os dias da coleta dos exames e seus resultados e quais os contactantes a serem examinados.

Já Savio Felix diz que seu anseio e que todos sejamos priorizados, pois fazemos a saúde acontecer "somos nós cada um profissional do médico ao auxiliar de limpeza que estamos todos os dias na linha de frente correndo risco de contaminação, que haja sim prioridade a todos que entraram a pasta saúde sem deixa de dar a importância a nenhum dos profissionais afinal todos somos de suma importância", comentou.

O secretário não respondeu aos questionamentos. Também não foram encontradas as portarias de nomeação da Coordenadora de Atenção primária e da Coordenadora de Epidemiologia que se apresentam ao lado do secretário.

Clique aqui e confira o Plano Municipal de Imunização da Covid19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.