19 de janeiro de 2021

STF destaca que não impediu Bolsonaro de combater pandemia de covid-19

Imagem compartilhada no Twitter pela pela Secretaria de Comunicação Social do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) destacou que a decisão tomada pela Corte, em abril do ano passado, sobre a competência da União, estados e municípios na adoção de medidas sanitárias, não impede que o governo federal atue no combate à pandemia de covid-19. A afirmação de que o presidente Jair Bolsonaro teve seus poderes de combate à doença restritos circula pela internet. O próprio chefe do Executivo chegou a fazer afirmações do tipo, por diversas vezes. 

Na semana passada, Bolsonaro voltou a repetir a falsa acusação, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band. “Pelo STF, eu tinha que estar na praia, tomando uma cerveja. O Supremo falou isso para mim”, disse. 

Em nota, publicada pela Secretaria de Comunicação Social, a mais alta Corte de Justiça do país afirma que decidiu "que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus". 

O Supremo destacou que esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ações e julgamentos realizados.

O Tribunal destacou que "conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia".

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

 

Ex-alunos de direito da USP fazem abaixo-assinado pelo impeachment de Bolsonaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.