16 de janeiro de 2021

Secretaria da Saúde do Estado retira sétimo óbito registrado para Altaneira

Após uma semana de cobranças nas redes sociais o secretário municipal de Saúde, vereador Júnior Paulino, anunciou na noite de ontem que a Secretaria da Saúde do Estado do Estado do Ceará havia retirado o registro do sétimo óbito do Boletim Epidemiológico Novo Coronavírus (COVID-19).

O registro do sétimo óbito foi noticiado pelo Blog de Altaneira no último dia 07, no dia seguinte o secretário Junior em nota publicada no portal oficial do Município, registrou que “a informação não procede” e que o “referido óbito não consta nas bases de dados do Município” e que após “uma investigação epidemiológica, constatou-se que o paciente esteve internado no Hospital Regional do Cariri, sendo que não houve notificação ao município” e após “análise foi identificado que o caso não tem ligação com município, tendo sido notificado exclusivamente pela unidade de alta complexidade”.

Junior Paulino afirmou que o número de óbitos em Altaneira permanecia em seis e que “posteriormente será atualizado na plataforma”, mas somente uma semana depois a plataforma foi atualizada.

Na nota lançada ontem o secretário informa que o “referido óbito ocorreu em 21/07/2020, no Hospital Regional do cariri, após contato com o setor pertinente Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional responsável por Notificar e digitar as notificação no estabelecimento”.

Diz ainda que o “7º óbito atribuído ao Município de altaneira já se encontra excluído do boletim do INTEGRASUS. Desta forma, o número de óbitos permanece 6, pois o mesmo era residente do Município de Crato”.

Em análise a plataforma do IntegraSus da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará na manhã de hoje (16/01) se constata que o registra de apenas 6 óbitos, mas outros dados ainda encontram-se divergentes, como o número de casos confirmados e em investigação.

Apesar de várias cobranças o secretário ainda não esclareceu as demais divergências apontadas.

 

Clique aqui e leia a nota do secretário de Saúde na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.