29 de janeiro de 2021

Deputado Genecias Noronha assumirá coordenação da bancada do Ceará

 Genecias conta com assinatura de 16 dos 22 deputados do Estado (Foto: Divulgação/Solidariedade)

Em reviravolta construída no último mês, o deputado federal Genecias Noronha (Solidariedade) assumirá na próxima semana a coordenação da bancada do Ceará na Câmara dos Deputados. Com assinatura de 16 dos 22 deputados do Estado, requerimento formalizando a mudança será protocolado por Genecias já no retorno dos trabalhos da Casa, na próxima segunda-feira.

“Alguns deputados fizeram apelo para que eu fosse o coordenador nesse ano de 2021. Fiquei de pensar e aí foi aumentando o número de deputados que faziam o apelo, e aí eu acabei aceitando”, destaca o deputado, que confirma o número de adesões. “Nós somos uma bancada pacífica, mas eu quero, cada vez mais, pacificar nossos deputados”, enfatiza.

A grande adesão a Genecias foi construída ao longo das últimas semanas e surpreendeu alguns deputados cearenses. Até então, a indicação vista como de consenso para a coordenação da bancada era a do deputado Eduardo Bismarck, que ganhava pontos principalmente por integrar o PDT, maior partido do Estado.

O pleito de Genecias, no entanto, ganhou corpo no início do mês, com adesão formal tanto da bancada do PT no Estado quanto do “bloquinho” de deputados de oposição – Capitão Wagner (Pros), Vaidon Oliveira (Pros), Danilo Forte (PSDB) e Jaziel Pereira (PL). Com isso, Bismarck deve contar com apoio apenas dos parlamentares pedetistas na Casa.

"Apoio Eduardo Bismarck", destacou Idilvan Alencar (PDT). Um questionamento comum entre os deputados cearenses era a necessidade de um nome com interlocução maior junto ao comando da Câmara dos Deputados e dos Ministérios.

"O nome do deputado federal Genecias Noronha não foi uma surpresa porque já havia sido cogitado para coordenar a bancada do Ceará. Ele não havia aceitado de primeira, por isso chegaram a mencionar o deputado Domingos Neto", diz, em nota, Zé Airton Cirilo (PT), que destacou “boa relação” do deputado do Solidariedade com o resto da bancada.

Genecias Noronha destaca ainda que se reuniu com Camilo Santana (PT) sobre a candidatura, tendo recebido a “benção” formal do governador para a candidatura. “Nesse momento difícil, de crise na saúde, de crise econômica, espero que a gente possa ajudar nosso Estado na medida do possível. Tenho apoio de quase todos”, diz.

Entre os deputados apoiando Genecias, estão, sendo o próprio deputado, AJ Albuquerque (PP), Domingos Neto (PSD), Mauro Filho (PDT), Gorete Pereira (PL), Zé Airton Cirilo (PT), José Guimarães (PT), Júnior Mano (PL), Heitor Freire (PSL), Capitão Wagner (Pros), Vaidon (Pros), Danilo Forte (PSDB), Denis Bezerra (PSB), Moses Rodrigues (MDB), Jaziel Pereira (PL) e Aníbal Gomes (DEM).

Genecias destaca, no entanto, que a eleição foi tratada mais na esfera da relação pessoal com a bancada, sem ter ligação com a disputa pela presidência da Câmara.

“Tanto que eu tenho apoiadores do Lira e do Baleia comigo. São duas coisas totalmente diferentes”, diz. 

O jornal POVO tentou entrar em contato com Eduardo Bismarck sobre o caso, mas chamadas ao celular do deputado não foram atendidas.

Com informações Jornal O Povo

Leia também:

Lira contradiz Bolsonaro e diz que ninguém influirá na Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.