1 de maio de 2021

Governador anuncia que processo de reabertura será expandido para os fins de semana no Ceará

Camilo recomendou que os municípios com indicadores da pandemia com maior gravidade possam tomar medidas mais rigorosas para restrição da circulação Camilo (Foto: Reprodução/Facebook)

A partir do próximo sábado (08/05), comércio e restaurantes, tanto os de rua quanto aqueles localizados em shopping, poderão voltar a funcionar aos finais de semana. A medida é mais um avanço no processo de reabertura da economia e expande para sábados e domingos as mudanças que já estavam em vigor durante os dias úteis. O anúncio foi feito na noite de ontem, (30/04) pelo governador Camilo Santana (PT). Hoje e amanhã, todo o Estado continua em isolamento social rígido.

Conforme o novo decreto, que entra em vigor na segunda-feira, 3, comércio e restaurantes de rua poderão funcionar das 10h às 15 horas. Em shoppings, o horário para os mesmos estabelecimentos é das 12h às 17 horas. No decreto anterior, o Estado permanecia em isolamento social rígido aos finais de semana. Ao invés disso, agora haverá toque de recolher a partir das 19 horas aos sábados e domingos.

Durante a semana, as regras seguem as mesmas previstas no último decreto, com comércio e restaurantes de rua funcionando das 10h às 16 horas e, em shoppings, das 12h às 18 horas. De segunda à sexta, o toque de recolher é a partir das 20 horas.

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, apontou discreta redução na demanda por leitos e ressaltou que existe uma "tendência continuada" da redução da taxa de óbitos. Camilo destacou que, embora haja melhora, o Estado segue em situação de muito alerta. "O pior dos mundos é ter de retroceder", disse, referindo-se às medidas de flexibilização.

Ao analisar o cenário epidemiológico, o secretário apontou que algumas regiões do Ceará enfrentam momento mais crítico. Os municípios de Tauá, Camocim e Crateús, além da macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, foram exemplos citados pelo gestor. Em relação à taxa de transmissão da doença, Cabeto apontou que todas as regiões do Estado registram tendência de redução — exceto o Sertão Central, que apresenta quadro de estabilidade.

Diante dos números, Camilo recomendou que os municípios com indicadores da pandemia com maior gravidade possam tomar medidas mais rigorosas para restrição da circulação. Ele ressaltou que o Estado prestará apoio às cidades que decidirem endurecer as medidas, por meio da garantia de maior efetivo policial para fiscalizações, por exemplo.

O isolamento social rígido, determinado em todo Ceará há pouco mais de um mês, começou a ser flexibilizado no último dia 12. Desde então, toda semana há anúncio de novas medidas relacionadas à reabertura. No último sábado, 24, o governador informou o retorno, com limite de ocupação, para academias e barracas de praia. Na ocasião, o lockdown foi mantido aos fins de semana.

O Ceará tem 93,2% dos leitos de UTI Adulto ocupados, segundo dados disponíveis no IntegraSUS, plataforma da Sesa, às 20h04min de ontem. Contabilizando todos os leitos - que inclui aqueles voltados para gestante, infantil e neonatal - o índice no Estado é de 89,7%. Em relação às enfermarias, a taxa de ocupação nos leitos Adulto é de 76,4%. Com os demais tipos de leito, a ocupação é de 74,3%. (Colaborou Gabriela Custódio)

Entenda o processo:

Quando vale

-As medidas valem a partir de segunda-feira, 3 de maio.

- As determinações para os fins de semana começam a vigorar apenas nos dias 8 e 9 de maio.

-As mudanças foram anunciadas, mas o decreto deve ser publicado neste fim de semana

Mudanças

- Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos de 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário é de 12 às 17 horas.

- Haverá toque de recolher a partir de 19 horas nos fins de semanas.

-Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio funcionando de 10 às 16 horas na rua e de 12 às 18 horas em shoppings centers.

-Atividades religiosas poderão funcionar nos fins de semana. Na live o governador disse que os detalhes sobre o funcionamento sairão no decreto que deve ser publicado neste fim de semana.

Decisões

-A reunião para decisão sobre o decreto é feita semanalmente, conta também com a presença de personalidades públicas que exercem papéis em órgãos e setores importantes da Unidade Federativa. Entre elas estão o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e membros do Ministério Público Estadual (MPCE).

Como esta até domingo,2

-O Estado já havia liberado setores como comércio de rua e serviços, construção civil e instituições religiosas, que podem funcionar durante a semana com protocolos sanitários e restrição de horário e capacidade. Portanto igrejas e comércio não poderão abrir este fim de semana

-Diariamente, existe toque de recolher das 20 horas às 5 horas e aos fins de semana vale o lockdown.

Com informações portal O Povo Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.