30 de junho de 2022

"Homens de família" tem retrato no porão por Plínio Bortolotti

O ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o presidente Jair Bolsonaro em evento da instituição (Foto: Isac Nóbrega)

Pedro Guimarães, presidente demitido da Caixa Econômica Federal, quando usava o banco para fazer campanha eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro, costumava referir-se à instituição como "família Caixa". Esses "homens de bem", defensores da "moral e dos bons costumes", que usam o nome de Deus (em vão) como escudo protetor de suas infâmias, têm a obsessão por se apresentarem como suprassumos da retidão, mas o próprio exagero os entrega.

Esses senhores têm um retrato no porão, como no livro "O retrato de Dorian Gray".

No romance, Oscar Wilde (1854-1900) conta a história de um jovem rico, que faz um pacto com o demônio, entregando-lhe a alma em troca de levar uma vida de devassidão, vícios e crimes, mantendo a beleza e a juventude, infensos à passagem do tempo. Enquanto isso, a pintura de seu rosto em um quadro é que envelhece, adquirindo as marcas de suas perversões, até a imagem virar um monstro.

Não é a primeira vez, nem será a última, que cairão esses hipócritas, como acontece com os "pastores do MEC", que comandavam um balcão de negociatas no Ministério da Educação. Utilizando Bíblias e quilos de ouro, agiam como vendilhões do Templo que, nos tempos de Jesus, ele tratava a chicotadas. Afinal a Bíblia é a palavra de Deus, confere? Portanto, não deveria ser objeto de trocas mundanas, muito menos de corrupção.

Mas essa "face oculta" é a verdadeira essência do governo Bolsonaro, sob qualquer aspecto. O discurso sobre "família" é um escape para a incontinência política e moral, com os áulicos seguindo o chefe em sua misoginia, homofobia e preconceitos de toda ordem.

Papagaio de pirata, capacho de Bolsonaro, Pedro Guimarães é apenas mais um a cair do pedestal da realidade paralela construída pelo bolsonarismo, que desmorona quando defronta-se com a verdade inapelável dos fatos.

O presidente da Caixa revelou-se um desqualificado, um assediador de mulheres, usando o seu poder para atacá-las sexualmente, conforme revelou, com depoimentos das assediadas, o portal de notícias Metrópoles.

Guimarães caiu ontem devido ao estrago que o escândalo vai provocar na campanha de Bolsonaro. Não fosse isso, possivelmente seu chefe o seguraria no cargo.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

Denúncias de assédio sexual derrubam presidente da Caixa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.