2 de junho de 2022

PSDB diz a MDB que Tasso é nome de convergência a vice de Simone

O senador cearense Tasso ganha força como possibilidade de ser vice na chapa com a colega Simone Tebet (Foto: Jefferson Rudy)

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, informou ontem ao presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), que o senador cearense Tasso Jereissati é o nome de "convergência" da legenda tucana para ser o vice em uma chapa presidencial encabeçada pela também senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os líderes dos dois partidos avançaram nas discussões sobre uma aliança na eleição para o Planalto.

Tasso já indica que pode aceitar ser vice na candidatura da chamada terceira via. "Eu já tinha declarado que estava na hora de parar de ter cargos eletivos, mas não descarto nada", completou ele, ao ser questionado se aceitava ser vice.

Na última segunda-feira, 30, Tasso já afirmara ao O POVO que a candidata apoiada pelo tucanos seria a senadora. "A candidata é a Simone Tebet. Está definido, isso foi a posição de 90% do nosso partido. Não existe mais dentro da coligação nenhuma outra alternativa, a Simone é a nossa candidata".

A formação de chapa só deve ser anunciada após acordos em três estados - Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Os entraves regionais, porém, não são tidos como obstáculos para o acerto nacional.

No caso de Tasso, o PSDB espera pela palavra final do senador. Embora esteja integrado ao projeto de Simone, ele resiste a assumir papel de protagonismo na futura campanha. Além da convivência no Senado, o tucano e a emedebista são amigos.

Araújo almoçou ontem no gabinete de Tasso com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB). O encontro selou na legenda tucana a opção pela aliança com Simone.

Leite era considerado no entorno da senadora emedebista o melhor nome para compor a chapa, mas ele deve concorrer a uma vaga no Congresso ou mesmo disputar de novo a eleição ao Palácio Piratini. Com isso, Leite deverá ajudar a encerrar o dilema local.

O diretório gaúcho do MDB espera que o próprio ex-governador entre em cena para convencer o emedebista Gabriel Souza a abrir mão de disputar o governo local, aceitando ser vice na chapa do tucano.

Simone entrou pessoalmente na articulação no Rio Grande do Sul para desatar o último impasse antes do acordo. Ontem, Leite esteve no gabinete da senadora do MDB em Brasília.

Em outra frente para desatar nós nos Estados, Araújo e Baleia Rossi conversaram com Jarbas Vasconcelos - quadro histórico do MDB e ex-governador de Pernambuco. A articulação, no entanto, é que mesmo que não haja acordo, os dois partidos saiam separados no Estado sem prejuízo para o palanque da pré-candidata da terceira via.

Os presidentes do PSDB e do MDB concordaram que o ideal é anunciar o acordo nos três Estados até a próxima quarta-feira, 8, e assim sacramentar a aliança.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Como as ausências de Lula e Bolsonaro nos debates impactam as eleições

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.