16 de junho de 2022

Ciro diz que Lula e Bolsonaro "encenam duelo na beira do abismo"

Ciro fez ainda várias críticas a Lula e Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

O ex-governador do Ceará e pré-candidato ao Planalto Ciro Gomes (PDT) afirmou ontem(15/06) que os governos de Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram idênticos em muitos aspectos, principalmente no político e no econômico. Ele também comparou os votos que não estão com Lula e Bolsonaro a uma barragem “prestes a se romper”.

“Se nós acertarmos o ponto certo das inúmeras rachaduras dessa imensa barragem, ela arromba, e arromba de vez. E o Brasil se libertará da mais artificial polarização”, disse Ciro. Ele discursou em evento do PDT que ocorreu na cidade de Fortaleza (CE), e debateu a história do partido e seu desempenho nas eleições de 2022.

O presidenciável criticou ainda “certos analistas” que tomam os resultados das pesquisas eleitorais mais recentes como definitivas para o pleito de outubro. Em seu discurso, Ciro fez ainda vários ataques a Lula e Bolsonaro, que lideram as pesquisas, afirmando que seus governos foram iguais, e que os dois “temem mais o estouro da barragem do que o duelo que encenam na beira do abismo”.

“Lula e Bolsonaro são pessoas com histórias e personalidades bem diferentes, e eu digo isso com o respeito que nunca me dão. Os governos de Lula, se comparado com o de Bolsonaro, foram melhores se comparados em muitos aspectos”, disse Ciro. “O modelo é o mesmo, as pessoas são as mesmas, as práticas políticas e os conchavos são rigorosamente os mesmos. Na maior cara de pau, os dois se dizem diferentes na economia e na política”, completou.

Ele atribuiu a crise econômica atual a um modelo econômico defasado, e disse que ela não foi causada por um único governo. Ciro ainda atacou a concentração bancária, e defendeu que os “barões do mercado financeiro” serão “os que mais vão chorar quando a barragem estourar”.

“Em 2012, era áurea do PT, a renda média mensal dos mais pobres era de R$ 75 mensais. O PT que tanto gastou o termo ‘herança maldita’, falando mal de FHC [Fernando Henrique Cardoso], será que aceitaria que chamássemos isso também de ‘herança maldita’?”, questionou o ex-governador.

Citando que quatro bancos brasileiros estão entre os mais rentáveis do mundo, Ciro afirmou que “esse lucro é o que espoliou as famílias brasileiras. Enquanto isso, a população brasileira só empobreceu. [Lula e Bolsonaro] Deixaram intactos um dos sistemas tributários mais injustos do planeta, onde os pobres e a classe média pagam mais impostos que os ricos e os super ricos”.

Com informações portal Correio Braziliense

Leia também:

"Ciro está crescendo. Devagarinho, mas crescendo", diz presidente do PDT

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.