7 de junho de 2022

Açude Orós atinge 50% da capacidade após oito anos

O resultado é fruto de uma quadra chuvosa dentro da média histórica (Foto: Júlio Caesar)

As boas chuvas registradas na região do Alto Jaguaribe, no Ceará, fizeram com que o açude do Orós, segundo maior reservatório do Estado, voltasse a atingir 50% da capacidade total após oito anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2014.  Segundo dados do Portal Hidrológico, monitorado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório chegou a 50,01% na manhã desta segunda-feira, 6, com atualização às 8h28min.

O resultado é fruto de uma quadra chuvosa dentro da média histórica, que fez com que o reservatório subisse de 22% no início de janeiro para os atuais 50%. No início de 2020, após cinco anos de estiagem, o açude chegou a estar com 5% dos seus 1,940 bilhão de hm³ de capacidade. De fevereiro a maio deste ano o Ceará registrou acumulado médio de 620 milímetros (mm), o terceiro maior dos últimos dez anos.

Também pesa na recarga do Orós o junho bastante acima da média histórica. Em apenas 6 dias, já choveu mais de 50% a mais do que o esperado para todo o mês. Especificamente no Alto Jaguaribe, o nível de precipitação já é o triplo do esperado. Com isso, o Ceará chegou a 38,8% da capacidade hídrica dos 155 maiores reservatórios, segundo dados do Portal Hidrológico. No início do ano, a cifra era de 20,2%.

O surpreendente mês de junho segue enchendo açudes no Estado. Após outro fim de semana com registro de chuvas em todo o Ceará, o número de reservatórios com capacidade máxima (100%) chegou a 43, maior marca do ano.

São cinco reservatórios na região hidrográfica do Acaraú (Acaraú-Mirim, Ayres de Sousa, Jenipapo, São Vicente e Sobral); dois no Alto Jaguaribe (Muquém e Caldeirões); um no Baixo Jaguaribe (Santo Antônio de Russas); seis em Coreaú (Angicos, Diamantino II, Gangorra, Itaúna, Tucunduba e Várzea da Volta); um no Banabuiú (São José I); dois no Curu (Frios e Itapajé); quatro no Litoral (Gameleira, Mundaú, Poço Verde e Quandú); 16 na Metropolitana (Acarape do Meio, Aracoiaba, Amanary, Batente, Catucinzenta, Cahuipe, Germinal, Gavião, Itapebussu, Macacos, Malcozinhado, Pacajus, Pacoti, Penedo, Riachão e Tujiquinha); cinco no Salgado (Junco, Olho D'Água, Rosário, São Domingos II e Ubaldinho) e um nos Sertões de Crateús (Barragem do Batalhão).

Além deles, outros 12 açudes estão com mais de 90% da capacidade, entre eles o Araras, um dos maiores do Ceará. Por outro lado, 55 reservatórios têm menos de 30% do volume de água, estando em situação crítica. Os dados são do Portal Hidrológico.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Fim da quadra chuvosa: açudes no Ceará atingem o melhor cenário hídrico desde 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.