16 de junho de 2022

PDT realiza Seminário com lideranças do Nordeste em Fortaleza

A governadora Izolda Cela foi uma das estrelas do Seminário (Foto: Divulgação/PDT)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) reuniu ontem (15/06) em Fortaleza, lideranças de todo o nordeste com o objetivo trocar experiências de suas gestões e apontar o caminho partidário para as próximas eleições. Sob o comando do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, o seminário apresentou ações e políticas públicas que embasam a candidatura de Ciro Gomes – também presente no evento – à presidência da República e que já são praticadas por prefeitos, vice-prefeitos, deputados, senadores e governadores trabalhistas.

Ciro Gomes conta com a atuação dos pedetistas na construção de sua candidatura e viu no evento do que essa união é capaz. O caminho que o presidenciável tem pela frente depende diretamente do trabalho do PDT nos espaços que ocupa. De acordo com o senador pedetista e pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha, é o fortalecimento individual na corrida eleitoral que vai evidenciar Ciro e o projeto Trabalhista.

“Cada um de nós, candidatos pelo Brasil, tem que cuidar de sua imagem e do seu projeto. Nosso objetivo é único, seja local ou nacional, e quanto mais a gente se posicionar nesse sentido, mais a gente eleva o partido e a candidatura nacional”, argumentou o senador.

O maior adversário do PDT na corrida presidencial, provavelmente, é a polarização política insuflada pela mídia e pelo stabelichment. Oferecem, de um lado, Bolsonaro, atual presidente da República, responsável pelo maior retrocesso que o país viveu no último século. Do outro, reapresentam Lula sob a alcunha de “salvador da pátria” enquanto esquecem que foi com ele que os banqueiros mais lucraram e o panorama econômico brasileiro favorecia ao rentismo em detrimento dos mais pobres.

Lúcido, Ciro Gomes falou sobre a polarização: “A tal polarização está assentada em bases tão frágeis e artificiais, que irá desmoronar tão logo a campanha avance, tão logo o debate eleitoral se aprofunde e a população perceba que os dois lados estão manipulando seu medo e sua miséria, em favor da perpetuação de um modelo que vem destruindo nosso país há décadas”.

O presidente nacional do PDT, Carlo Lupi, reafirmou que Ciro é a única via para o Brasil e que, fora da polarização que domina o cenário, o presidenciável pedetista é o único com chances de chegar ao páreo. O líder trabalhista também falou sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), sua consolidação ao longo de anos, e sobre a ausência de projeto semelhante no discurso dos demais candidatos a presidência da República.

“Não adianta quererem enfiar um candidato goela a baixo da população. Muitos já tentaram e ficaram pelo caminho como o Huck, o Moro e o ex-governador de São Paulo. Quem pode vencer essa rinha de ódio é Ciro Gomes. Só nós temos um projeto de nação consolidado há anos que, inclusive, virou livro. Ninguém mais tem. Está na hora dessa gente debater projeto e estamos esperando por esse momento”, avaliou Lupi.

No final do evento, Ciro deixou a seguinte mensagem: “Esta é a nossa missão, companheiras e companheiros. Esta campanha tem que ser mais que a troca de nomes, mais que a defesa de meros projetos pessoais. Temos que realizar um projeto de Brasil onde caibam todas as pessoas sérias e sinceramente empenhadas em mudar este país”.

O PDT sabe fazer

A atuação do PDT, independente da esfera de poder que ocupe, é a favor do povo, de quem mais precisa. Mostrando coesão e coerência partidária, as ações dos gestores pedetistas seguem uma mesma linha, mantendo harmonia com os princípios partidários. Também por isso, o PND defendido por Ciro Gomes em sua empreitada está presente no trabalho de cada gestor trabalhista.

No Ceará, 60% das escolas de ensino médio já são de tempo integral. A previsão da governadora do estado, a pedetista Izolda Cela, é que 100% das instituições de ensino para esse público se enquadrem no modelo educacional até 2025. A conquista trabalhista é ainda mais expressiva diante do Brasil do governo Bolsonaro, em que o investimento federal em educação encolheu substancialmente nos últimos três anos – R$ 8 bilhões a menos entre 2019 e 2021.

“Primeiro começamos com o objetivo de erradicar o analfabetismo e conseguimos isso pela grande corrente que se formou com os municípios. Nós não excluímos ninguém. Esses resultados projetam o Ceará de forma muito positiva. Isso não nos acomoda de maneira alguma. Sabemos bem a grande estrada que temos que percorrer. Nós temos expandido essa ação com foco na melhoria do ensino fundamental e do ensino médio”, contou Izolda.

Em Fortaleza não tem sido diferente. Considerada a 3º capital em qualidade de ensino, o atual prefeito José Sarto não tem medido esforços para ampliar as escolas de tempo integral por toda a capital, sendo duas unidades já em funcionamento e outras 10 em processo de construção.

Em Natal (RN), com a atuação do ex-prefeito, eleito por quatro vezes na capital, o pedetista Carlos Eduardo, mais de 58 mil crianças da rede municipal de ensino, que não tinham uma alimentação adequada, passaram a contar com nutricionistas nas escolas para a implementação das refeições escolares.

Na Saúde, a gestão de Carlos Eduardo foi responsável pela criação do 1º Hospital Municipal de Natal, além de promover melhorias em todas as unidades de saúde da capital. Já Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza (CE) fez uma análise das principais mudanças do estado do Ceará, desde os governos de Cid e Ciro Gomes. Em sua fala, ele salientou que hoje, 81 das 100 melhores escolas do Brasil estão no Ceará. “Desde o governo de Cid Gomes, Começamos a fazer uma revolução na educação com ensino profissional em tempo integral”.

Em Recife, a vice-prefeita pedetista Isabella Roldão tem atuado com firmeza na questão ambiental. Sua gestão é responsável por colocar o município na campanha Race to Zero, compromisso de neutralização de carbono até o ano de 2050, em conformidade com o Acordo de Paris. Já em Salvador, a vice-prefeita Ana Paula ajudou na implantação de mecanismos de proteção e socorro a população que vive em áreas de risco.

Com informações portal Assessoria de Comunicação do PDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.