22 de junho de 2022

Izolda reúne apoiadores e mede força de sua pré-candidatura

Evento Mais Paic comemora 15 anos do programa de educação no estado (Foto: Thais Mesquita)

A governadora Izolda Cela (PDT) compareceu nesta terça-feira, 21, à solenidade que comemorou os 15 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). No Centro de Eventos do Ceará e ao lado de estudantes, educadores, prefeitos e outras autoridades, a pedetista recebeu uma série de apoios quanto à sua condição de pré-candidata ao Governo do Ceará.

Uma das primeiras a discursar foi a secretária municipal da Educação de Crateús e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime Ceará), Luiza Aurélia. Após seu pronunciamento, a educadora chamou o público presente e gritou "queremos Izolda", referência a uma possível sucessão da pedetista na Abolição.

Lideranças políticas de diversos municípios cearenses também estiveram presentes para prestigiar o momento. De Fortaleza, esteve o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), o prefeito José Sarto (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), além de parlamentares da base aliada do governo na Casa.

Na solenidade, estiveram ao lado de Izolda apoiadores de sua pré-candidatura ao governo cearense, entre eles lideranças petistas. Ela disputa a indicação do PDT ao Palácio da Abolição com Evandro Leitão, Mauro Filho (deputado federal) e Roberto Cláudio (ex-prefeito de Fortaleza), os dois últimos ausentes no evento. O embate vem dividindo aliados e gerando uma crise no bloco governista

O vereador e presidente do PT em Fortaleza, Guilherme Sampaio, evitou falar sobre a crise governista que envolve a posição de lideranças do PDT em apoio à pré-candidatura de RC. Questionado sobre o assunto, ele citou que seu partido está "bem abrigado" com o ex-presidente Lula e com a pesquisas de intenção de votos ao Senado federal favoráveis ao ex-governador Camilo Santana (PT).

Para a deputada estadual Augusta Brito (PT), a atual governadora deve disputar sua continuidade. "Ela tem legitimidade, porque não ir para sua reeleição?. Eu queria uma justificativa para que nesse processo de escolha no PDT não fosse ela. Para mim até agora não tem um argumento que possa tirá-la. Ela tem capacidade, primeira governadora mulher e com direito a reeleição", defendeu Augusta.

Parlamentares do PDT também manifestaram apoio à Izolda, o que evidencia uma divisão no partido diante da sucessão estadual. "Estamos pensando na unidade da coligação. Izolda representa unidade de vários partidos. A gente tem que focar nisso. Nós não somos um partido só, um grupo político. Izolda é o melhor nome para projeto de união", disse o deputado federal Idilvan Alencar, militante da área da educação e simpático ao nome da chefe do Executivo estadual.

O vice-presidente estadual do MDB, Leonardo Araújo, reforçou a legitimidade de Izolda nas eleições estaduais e deixou claro a posição do partido sobre o tema. "Essa decisão é do PDT, porém o MDB tem o livre arbítrio de após a decisão do PDT tomar o seu caminho e essa decisão será tomada pela bancada, pelos componentes do partido, claro com orientação senador Eunício Oliveira. Eu acredito que há uma impossibilidade do MDB permanecer numa chapa onde haja um candidato como o Roberto Cláudio ou com a participação maior do PSD".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Camilo joga tudo e joga pesado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.