1 de junho de 2022

Governadora escolhe Procuradora Vanja Fontenele para vaga de desembargadora

A futura desembargadora Vanja Fontenele foi promotora de várias comarcas do interior do Ceará (Foto: Divulgação/MPCE)

A governadora Izolda Cela (PDT) escolheu ontem (31/05) a procuradora Vanja Fontenele Pontes como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Terceira colocada na lista tríplice enviada à chefe do Executivo em 19 de maio, Vanja é agora um dos 53 membros do pleno da corte cearense, ocupando uma vaga aberta com a aposentadoria da magistrada Vera Lúcia Correia Lima, oriunda do Ministério Público do Estado (MPCE).

Além dela, concorriam à cadeira de desembargadora as também procuradoras Angela Teresa Gondim Carneiro Chaves, que obteve 34 votos e encabeçava a lista, e Maria Neves Feitosa Campos, com 30 - Vanja conquistou 27 apoios.

Pelas redes sociais, Izolda anunciou nessa terça-feira, 31, a decisão, a primeira do tipo depois de se tornar governadora com a saída do titular, Camilo Santana (PT). 

"Acabo de escolher a procuradora Vanja Fontenele para assumir como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará. Vanja compõe a lista tríplice enviada a mim pelo TJ, após ser uma das indicadas pelo MPE. Desejo muito sucesso à Vanja Fontenele na nova e honrosa missão", escreveu.

A lista tríplice foi uma redução de lista sêxtupla preparada em eleição no Conselho Superior do Ministério Público, realizada no início do mês passado. Desse primeiro grupo, faziam parte tanto procuradoras quanto promotoras e promotores, que não avançaram para a lista final.

Entre os nomes que figuravam na lista sêxtupla estavam os promotores de Justiça Plácido Rios e Joseana França e a procuradora Maria Magnólia Barbosa da Silva. Na sessão do TJ-CE que afunilou a lista, Maria Magnólia alcançou 21 votos, Rios recebeu 18 e Joseana França, 11, ficando em sexto lugar. 

Escolhida por Izolda, Vanja tem trajetória consolidada no MPCE. Em entrevista ao O POVO ainda em 2016, a procuradora relatou ter ingressado no Ministério Público em 1984, tendo percorrido "o interior do Ceará em várias comarcas antes de vir para Fortaleza, onde fui titular de uma promotoria de Defesa do Consumidor".

"Depois disso", continuou Vanja, "fui para várias promotorias, inclusive de execução penal, e coordenei vários órgãos, como o Centro de Apoio da Cidadania".

Ainda segundo a nova desembargadora, o passo seguinte foi a promoção como procuradora em 2009, "atuando em vários órgãos de fiscalização, como o Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente, Núcleo de Conflitos Fundiários e Núcleo de Defesa da Educação", chegando à chefia da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Em sua carreira no MPCE, Vanja sempre foi próxima da também procuradora Socorro França, que desempenhou função de secretária da Justiça no governo Camilo, pasta que seria reformulada e convertida em Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado.

No cargo desde 2017, França foi exonerada no início de maio, de modo a ficar livre caso venha a disputar mandato eletivo nas disputas de 2022. A secretária deixou o posto juntamente com as assessoras especiais Janaína Farias, pré-candidata a deputada federal pelo PT, e Gorete Pereira (PL), que pode postular assento na Câmara.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Fortaleza não registra mortes por Covid há 20 dias; positividade tem discreto aumento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.