6 de junho de 2022

PDT pode definir candidatura ao governo do Ceará ainda em junho

O senador Cid Gomes estaria interessado em antecipar a definição do nome do partido para a disputa (Foto: Patricia Stravis)

O jornalista Carlos Mazza, do jornal O Povo, apurou que o maior partido político do Ceará, o PDT terá nas próximas semanas dias decisivos para a definição de sua participação nas eleições deste ano no Estado. Segundo deputados ouvidos pelo O POVO, têm crescido pressões internas na sigla pela definição de quem será o candidato pedetista na disputa pela sucessão de Camilo Santana (PT).

Desde o final de maio, circulam nos bastidores da política local rumores de que o senador Cid Gomes (PDT), principal estrategista eleitoral do bloco governista, estaria interessado em antecipar a definição do nome do partido para a disputa. Originalmente, o grupo pretendia fechar o nome apenas na época das convenções partidárias, no final de julho.

A "pressa" para resolver a candidatura, no entanto, ocorreria como forma de evitar desgastes nas relações internas do partido, que tem se dividido de forma mais acirrada entre as pré-candidaturas Roberto Cláudio (PDT) e Izolda Cela (PDT). Diante disso, vários parlamentares têm afirmado que a definição pode sair já em junho.

A divisão entre as candidaturas ficou mais evidente sobretudo ao longo de maio, quando o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fez fala em defesa de Roberto Cláudio, e o presidenciável da sigla, Ciro Gomes, criticou possíveis interferências do PT - sigla que tem defendido a candidatura de Izolda - na escolha. De lá para cá, no entanto, o partido tem reforçado o clima de "bandeira branca", colocando panos quentes sobre a disputa.

Em entrevista ao O POVO neste domingo, a governadora Izolda Cela também destacou a ausência de definição sobre o caso, mas afirmou que a definição já está na "agenda" da coligação e reforçou prioridade pela manutenção da aliança que hoje governa o Estado.

"Nós defendemos sempre a aliança em prol do Ceará, daquilo que nós consideramos um projeto importante, que vem dando resultados, que vem mostrando um Ceará valente, que investe, que é transparente, que vem sendo reconhecido por avanços nas políticas", diz.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Deputado do PT diz ter chegado a hora de "mandar os Ferreira Gomes às cucuias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.