27 de abril de 2016

Estudantes do Instituto Federal de Petrolina-PE visitam Altaneira

Ciço recebendo os estudantes na Horta Dois Irmãos (Foto: Francilene Oliveira)
Os estudantes dos cursos de Agronomia, Agricultura e Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Petrolina-PE visitaram a Trilha Sítio e a Horta Dois Irmãos em Altaneira. O grupo composto por 15 pessoas (doze Estudantes, dois professores e o motorista), foram recepcionados por Ciçô Inventor, João Bel e pelos condutores de Trilhas e Esportes de Aventura de Altaneira receberam visitantes na manhã da segunda-feira (25/04). Na acolhida ocorreu a apresentação da equipe Acontrial e o roteiro das atividades previstas para realização, logo após, uma pausa para a alimentação do grupo que saboreou os produtos advindos da agricultura camponesa.

Seguindo o roteiro os visitantes conheceram a Horta Dois irmãos e participaram de uma Roda de Conversa sobre Agroecologia e Turismo Comunitário. Em sequência foi realizado o percurso na Trilha do Sítio Poças, destacando os principais aspectos presente na ambientação do local, desde o solo e vegetação predominante aos seus aspectos culturais. A continuação das atividades na tarde da segunda-feira contou com a prática do Arborismo.

A noite ocorreu o acampamento no início da Trilha, local de preferência dos visitantes. Onde o grupo Fulô do Sertão fez a animação da noite mostrando um pouco do Forró Pé de Serra característica principal do grupo, Charles Tocador um dos componentes da banda apresentou também o Pífano que é característico da cultura local, no qual o mesmo é instrutor dessa Arte para as crianças da Fundação Arca. A realização das atividades de lazer contou ainda com a prática de um esporte de equilíbrio o slackline.

Ontem (26/04), após o Café da Manhã o grupo se deslocou até a Pedra dos Dantas no Sítio Tabocas para vivenciar a prática de outro Esporte de Aventura, o Rapel. Após a realização de todas as atividades com êxito o grupo retornou ao Sítio Poças e os professores Fabio Freire e Silver Jonas responsáveis pela turma, juntamente com dois Estudantes Marcos Sousa e Maria Ingrity, e Francilene Oliveira membro da Acontrial cederam entrevista ao Jornal local, Noticias em Destaque da Rádio Comunitária Altaneira FM.

Além de Ciçô Inventor, participaram da mediação nas as conduções da visita Cleodimar Rodrigues, Pedro Rafael Pereira, Cristiane Rodrigues, João Paulo Silva e Francilene Oliveira com a parceria do professor Erick Agapto, juntamente com João Bel e família e colaboração de integrantes do Projeto Arca.

Com informações Blog da ACONTRIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.