29 de outubro de 2017

Altaneirense é empossado na Academia de Letras do Brasil

Professor Evantuil é empossado na ALB em Araripe (Foto: Divulgação)
O professor altaneirense para Jose Evantuil de Sousa foi empossado na noite de ontem (25/10) na cidade de Araripe na Cadeira nº 1 da Academia de Letras do Brasil (ALB/Seccional Araripe).  A ALB é uma entidade cultural que além da virtude indubitável do bom uso das Letras, também trabalha auxiliando na solução dos desafios sociais. Empenha-se, também, no arrojo de estimular e criar movimentos que se detenham em fomentar pessoas politicamente engajadas contribuindo com a natural evolução e crescimento da complexa densidade e heterogeneidade da demografia humana.

A ALB/Seccional Araripe foi fundada em 5 de agosto de 2017 3 o poeta Francisco Adriano de Sousa residente em Araripe, mas natural de Altaneira. Adriano é ocupante da Cadeira nº 1º Academia de Letras do ​Brasil - ​S​eccional ​Ceará.

O presidente da Academia de Letras do Brasil/Secção Araripe na solenidade de ontem justificou e importância da entidade no Cariri Oeste, afirmando que “O Cariri é conhecido e reconhecido mundo a fora por ser o celeiro de cultura do Estado do Ceará”.

Registrou que a Academia de ​L​e​tras do ​Brasil - ​S​eccional ​C​eará atenta a este potencial designou quatro seccionais para o ​C​ariri, são elas: ​B​rejo ​S​anto, ​Juazeiro do ​N​orte, ​C​rato, Araripe.

Lembrou que a Academia de ​L​etras do ​B​rasil é uma instituição nacional que está em onze estados do Brasil, e que está também em outros países.

“Nós não estamos brincando de fazer cultura. Temos o propósito de fazer a diferença. As autoridades presentes eu peço que oportunize os acadêmicos de seus municípios para estes fazerem cultura pelos propósitos que têm; estou certo de que a cultura estará em boas mãos; desculpe-me a falsa modéstia, mas nenhum desses acadêmicos que ai está, está sem méritos” disse Adriano.

O ex-prefeito de Altaneira, Francisco Fenelon Pereira foi homenageado na solenidade que contou com a participação do atual prefeito Dariomar Rodrigues. O professor Evantuil adotou como madrinha a professora Fausta Venâncio.

José Evantuil de Sousa é professor de História da Rede Municipal de Educação de Altaneira desde de 1998, e professor da Rede Estadual também na Disciplina de História. Filho de Maria Rodrigues da Silva(Nenê) e Antonio Dimas de Sousa. Na infância e adolescência atuou na agricultura e ajudou a mãe na arte de oleira ou “louceira”. Membro da Congregação Cristã no Brasil. Em 1998 é indicado para regente da orquestra da Congregação Cristã no Brasil/Altaneira-CE. Graduado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-graduado pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Articulador político. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira–SINSEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.