6 de outubro de 2017

Começa hoje mais uma Festa de Outubro em Altaneira

Início do cortejo do Pau da Bandeira no ano de 2010 (Foto: Raimundo Soares)
Aguardada por altaneirenses e visitantes os festejos de outubro em Altaneira em comemoração a padroeira Santa Teresa D’Ávila é uma tradição desde a metade do século passado e inicia hoje (06/10) mais uma vez com o cortejo do Pau da Bandeira e segue até o dia 15 com a procissão da imagem da Santa pelas principais ruas da cidade.

Profano e religioso se misturam em perfeita harmonia, pois os altaneirenses e visitantes que frequentam os bares e barracas nas tardes da semana da festa, vão ao novenário no início da noite e amanhecem o dia ao som das bandas de forró contratadas pelo Governo Municipal para alegria de foliões de todas as idades.

A economia local é aquecida com os reais dos ilustres altaneirenses que residem e trabalham nos estados do Sudeste e Centro-Oeste do País e sempre voltam para visitas a parentes e amigos nesse período de festejos, os bares são lotados e o clima quente facilita o consumo de cerveja, a bebida preferida dos altaneirenses.

As lojas de confecções, calçados e acessórios também tem faturamento acima da média e proporcionam oportunidade de emprego e renda mesmo que de forma temporária.

Mais uma vez as apresentações artísticas serão no Parque de Eventos da Cidade, construído na área do Parque de Vaquejada, mudança do local da Festa que desde a década de 90 era realizada no Calçadão se deu em 2013 e foi aprovada pela maioria dos altaneirenses e visitantes.

Logo mais às 16h. inicia a caminhada para o Sítio Poças de onde os homens trazem nos ombros o pau que servirá de mastro para a bandeira da Santa. O Cortejo é acompanhado por centenas de pessoas regadas a cachaça, cerveja, forró, reza e hinos católicos, tudo junto e misturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.