12 de outubro de 2017

Secretário afirma que Açude do Pajeú não corre risco

Barragem do Açude Pajeú em Altaneira (Foto: Ceza Cristóvão)
Publicamos ontem (11/10) aqui no BA que informações do Relatório de Segurança de Barragens 2016 da Agência Nacional de Águas (ANA). A lista aponta 10 barragens do Ceará estão com estrutura comprometida, dentre elas o açude Valério em Altaneira. Erosões e vegetação no declive das barragens estavam entre os principais problemas.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristóvão, em comentário a postagem na rede social Facebook informou que o açude Valério constava na lista por solicitação da secretaria através do Comitê de Bacias.

Ceza justifica que na época o reservatório passava por sérios ataques de formigueiros e uma vasta vegetação nativa estava se expandindo ao longo do barramento.

“Apesar de estarmos na lista, esclareço que todos os problemas foram sanados, como também temos um agente fiscalizando todos os dias, se surgem novos focos, os trabalhos desenvolvidos no açude, além da vigilância dos banhistas, existe a realização de capinas periódica, tanto manual como mecânica, como também o acompanhamento sistemático do nível do açude, por tanto quero acalmar a todos e dizer que o nosso açude esta em segurança”, comentou o secretário.

O secretário Ceza Cristóvão enviou a administração do BA imagens recentes da barragem do açude Valério, popularmente conhecido por açude Pajeú, para tranquilizar a população. Confiram:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.