25 de julho de 2022

Ao lado de Lula, Camilo anuncia Elmano como candidato a governador pelo PT

Camilo Santana, Lula e Elmano de Freitas em São Paulo (Foto: Reprodução/Twitter) 

Num domingo que praticamente definiu o cenário das candidaturas a governador no Ceará, o deputado estadual Elmano de Freitas foi anunciado para concorrer ao Governo do Ceará pelo PT. A divulgação coube ao ex-governador Camilo Santana (PT). A confirmação ocorreu após reunião em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Estavam ainda na reunião o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e o deputado estadual Zezinho Albuquerque.

Camilo publicou foto nas redes sociais com Lula e Elmano. O nome do candidato petista a governador havia sido antecipado na véspera pelo colunista do O POVO Eliomar de Lima.

Camilo publicou nas redes sociais: "Juntos por um Ceará cada vez mais forte. Com muito trabalho, respeito e parceria. Contra o ódio, a intolerância e a mentira. Obrigado por todo o apoio, meus irmãos e irmãs cearenses! Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente". Algum tempo depois, o próprio Elmano publicou o mesmo texto.

Já o deputado federal José Guimarães (PT) escreveu: "Finalmente a aliança está montada: PT, PCdoB, PV, MDB, PP e estamos discutindo com outras legendas a constituição de uma ampla frente política e eleitoral com Lula e Camilo e Elmano de Freitas nos liderando o governo do Ceará. A continuidade do governo Camilo/Izolda é o caminho".

O vice será do MDB. O ex-senador Eunício Oliveira informou ao O POVO que indicou o filho, Rodrigo Oliveira, para ocupar a posição.

Antes de Elmano ser lançado, Camilo articulou o adiamento do encontro que o PT faria no último sábado (23/07) para tomar uma decisão. O ex-governador pretendia ganhar tempo para mais conversas. A intenção era não chegar para os partidos com o nome já escolhido — crítica feita ao processo do PDT. Quando viajou ontem para São Paulo com Elmano, Camilo já tinha pactuado a escolha com os principais aliados. Segundo o presidente do PT Ceará, Antônio Filho, o Conin, o nome foi bem recebido entre os partidos. Ainda haverá conversas com outras legendas.

Com esse quadro, o Ceará caminha para ter seis candidatos a governador: Adelita Monteiro (Psol), Capitão Wagner (União Brasil), Elmano, Roberto Cláudio (PDT), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU), este último confirmado em convenção no último sábado, 23.

Elmano está no segundo mandato de deputado estadual. Sua estreia em eleições foi em 2012, como candidato a prefeito de Fortaleza, escolhido pela então prefeita Luizianne Lins (PT), de quem havia sido secretário da Educação.

Elmano terminou o primeiro turno na liderança, mas foi derrotado no segundo turno por Roberto Cláudio, adversário nesta eleição. Na ocasião, o petista teve apoio de Capitão Wagner, outro adversário na atual disputa pelo Governo do Estado.

Em 2016, Elmano foi candidato a vice na chapa com Luizianne para a Prefeitura. Eles ficaram na terceira colocação, atrás justamente dos dois adversários já citados: Roberto Cláudio, que foi reeleito, e Wagner, que disputou o segundo turno.

Nas eleições de 2020, em um movimento inusitado, Elmano foi candidato a prefeito do município de Caucaia, mas acabou na quarta colocação.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Ciro ataca quem foi "construído nesse projeto" e "deserta por ninharia ou carguinho de ministro"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.