15 de julho de 2022

Izolda defende aliança como melhor para o Ceará e diz aguardar decisão do diretório

A governadora participou ontem da solenidade do
“Dia do Comerciante 2022” (Foto: Reprodução/Facebook)

A governadora Izolda Cela (PDT) reforçou a defesa da aliança política como o melhor para o Estado, às vésperas da reunião do diretório estadual do PDT que deverá resolver o impasse sobre a candidatura ao governo.

"A minha palavra tem sido sempre essa. Acho que a gente precisa defender aquilo que a gente acredita que é o melhor. A meu ver, a aliança, a união pelo Ceará", afirmou, durante evento em comemoração ao Dia do Comerciante, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). O ex-governador Camilo Santana (PT) também compareceu, mas não concedeu entrevista.

Izolda defende a aliança no contexto em que tem recebido apoio da maior parte dos partidos aliados que assumiram um lado na disputa do PDT. Na semana passada, PT, MDB, Progressistas, PCdoB e PV se posicionaram a favor dela, enquanto o PSDB defendeu que a pesquisa não deve ser o principal critério de escolha.

Por outro lado, ontem (14/07), o PSB informou que apoiará o PDT, independentemente do nome escolhido, e considerou que os quatro pré-candidato são capazes. Estão na disputa com Izolda o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. A posição do PSB de respeitar qualquer decisão do PDT é vista como favorável ao Roberto Cláudio, pois há tendência favorável a ele no comando.

O PSD reivindica a indicação à vaga de vice para Domingos Filho e diz que o melhor candidato é aquele que acatar esse pleito.

O diretório estadual do PDT se reúne segunda-feira, 18, e deverá tomar a decisão, que pode ir a voto. Izolda confirmou presença. "Participo, com certeza". Sobre se acredita que terá votos para ser escolhida candidata à reeleição, ela disse apenas: "Vamos aguardar".

A governadora afirmou ainda não haver perspectiva de, até lá, ela se reunir com o senador Cid Gomes (PDT) ou com Roberto Cláudio. Ela destacou que passou esta quinta-feira toda em atividades de governo. 

Líder do PT na Assembleia Legislativa (AL-CE), o deputado estadual Elmano Freitas reforçou o aviso de que eventual escolha do PDT pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para disputar o Governo do Ceará significará o fim da aliança nascida em 2006. O PDT deve dar um passo decisivo na reunião do próximo dia 18, de modo a definir o nome ou, pelo menos, encaminhar a decisão. É possível que a escolha seja feita no voto pelos membros do diretório estadual.

"Eles querem a aliança unificada? Não é o Roberto. Eles acham que têm força e que o Roberto merece e que saiam do meio os partidos aliados, que eles vão ganhar sozinhos com o PSD, é um direito que eles têm", afirmou o petista sobre a legenda de Domingos Filho.

O parlamentar, prestes a se licenciar do mandato por 120 dias, analisa que a escolha pela atual governadora Izolda Cela (PDT), por sua vez, significará a unidade dos partidos ainda aliados. Algo que, para Elmano, nem todos os pedetistas desejam.

Caso o PT saia da aliança, partidos como MDB, PP, PV, PCdoB e até mesmo o PSDB, todos simpáticos ao nome da governadora para a reeleição, são potenciais aliados, compreende Elmano.

O MDB é quem estaria mais confirmado na possível composição, dada a proximidade entre o ex-senador Eunício Oliveira e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como com o ex-governador Camilo Santana (PT).

Sobre RC, Elmano avalia que a possível candidatura do ex-gestor da Capital nasce com dificuldades diante de um cenário em que a maioria dos deputados estaduais e número massivo de prefeitos preferem a atual governadora.

"Não é questionamento sobre a confiança política, ética, moral ou de competência sobre ela. Tirar essa mulher e quebrar a aliança me parece algo muito forte, né?", observou o deputado.

Um dia após apresentar o relatório final da CPI do Motim, Elmano entrou com pedido de licença para tratar de interesse particular, a partir desta quinta, 14, pelo período de 120 dias. Assumirá como suplente o vereador do Crato Pedro Lobo (PT). Elmano só volta ao mandato depois das eleições.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Maioria do MDB no Ceará quer candidatura própria, mas delega rumos a Eunício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.