11 de julho de 2022

Rachadas, bancadas do PDT se reúnem em busca de consenso

Caso não se chegue a um acordo interno entre os nomes de Izolda Cela e Roberto Cláudio, decisão será tomada pelo diretório do PDT (Foto: Reprodução/Facebook)

As bancadas de deputados estaduais e federais do PDT se reúnem nesta segunda, 11, a partir de 9 horas, na sede do partido, no bairro Meireles. O objetivo é de apresentar aos parlamentares o trajeto percorrido durante a pré-campanha pedetista até aqui.

A compreensão em setores do governismo é de que a dinâmica foi politicamente desgastante à medida em que a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio tomaram o centro do processo, com apoiadores de cada lado numa toada de críticas e brigas acaloradas.

"Vamos exatamente apresentar para todos os companheiros das bancadas federal e estadual como foi o processo até agora, né? Na tentativa de unificarmos em torno uma candidatura única", explicou ao O POVO André Figueiredo, deputado federal e presidente do PDT no Ceará.

As conversas dentro do PDT e com os demais aliados correm visando o dia 18, quando haverá o encontro trabalhista em que se pretende, finalmente, dizer quem vai à corrida.

Figueiredo trabalha para que se chegue a um consenso quanto ao nome. "Caso não seja possível uma posição consensual, estatutariamente o diretório regional tem o poder de tirar o indicativo de quem será o candidato para que nós possamos levar até a convenção", disse Figueiredo.

"Se vamos conseguir uma posição unificada ou não, é o decorrer dessa próxima semana que vai determinar isso, tá certo? Vamos lutar por isso, mas não sei se conseguiremos", complementa, ciente das dificuldades postas.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse que a opinião pública, aferida por pesquisa de intenção de voto, teria papel crucial para a escolha.

Izolda então foi às redes afirmar que sondagens captam tão somente o retrato de um momento a três meses de uma eleição. Ela colocou em primeiro plano a manutenção da aliança, de modo a dizer que agrega mais partidos que Roberto Cláudio, com o PT, o MDB e o PP.

A crise chegou a seu ápice com o desentendimento público entre Ciro e o ex-governador Camilo Santana (PT), na semana passada. O pedetista disse não saber se o petista ainda era um aliado, além de sugerir que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria assegurado a ele o comando de algum ministério em caso de eventual terceiro governo.

Foi quando Camilo publicou nota em que defendeu abertamente a possibilidade de que sua ex-vice-governadora possa disputar uma reeleição, para ele uma "questão de justiça".

Parte da bancada de 13 deputados do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará endossou uma candidatura Izolda em carta aberta no último sábado, 9. O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, não assinou a carta por também ser pré-candidato. Ele corre por fora na disputa, com o deputado federal Mauro Filho.

Antonio Granja; Sérgio Aguiar, próximo a Domingos Filho, Queiroz Filho, aliado de Roberto Cláudio; Guilherme Landim, a quem Ciro faz frequentes elogios em eventos públicos, e Marcos Sobreira não assinaram o manifesto.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Domingos Filho roda o Ceará por "projeto vice"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.