1 de julho de 2022

Após reunião com Camilo, PT adia encontro estadual para discutir aliança com PDT

Antonio Filho, Camilo e José Guimarães em Fortaleza (Foto: Reprodução/PT)

Após reunião com o ex-governador Camilo Santana (PT) na noite de ontem (30/06), o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, anunciou o adiamento do encontro da sigla no estado, antes previsto para amanhã (02/07).

Segundo Guimarães, “o adiamento se deve à necessidade de aprofundarmos o debate da manutenção da aliança com o PDT e demais aliados na disputa para o Governo do Ceará”.

Ainda de acordo com o deputado, não há uma nova data fixada pelo partido, mas a agenda, que definiria se o PT teria candidato próprio ao Governo, deve se realizar na primeira quinzena de julho.

A alteração no calendário petista se dá dois dias depois de conversa entre o parlamentar e o presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, em Brasília.

Na mesma terça-feira, 28, em que os colegas de Câmara mantiveram tratativa, o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes reuniu os quatro cotados do PDT ao Abolição na sede da agremiação, em Fortaleza.

Lá, o pedetista disse que uma pesquisa de intenção de voto seria encomendada e divulgada pela sigla, testando os potenciais nomes na disputa: Izolda Cela, Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho.

O adiamento do encontro do PT é um sinal de que o partido vai esperar que o PDT bata o martelo sobre o representante da legenda, decisão que vem se polarizando entre a governadora Izolda e o ex-prefeito Roberto Cláudio, os dois mais competitivos do grupo.

Principal defensor de Izolda, Camilo tem feito manifestações reiteradas de apoio à gestora, que tem ainda o aval expresso do PT e de outros aliados, como o MDB e o PP.

Do outro lado, RC agrupa em torno de si lideranças de Fortaleza, como o prefeito José Sarto e o presidente da Câmara Antônio Henrique, mas também pedetistas de peso, como o dirigente nacional do partido, Carlos Lupi.

Contratada pelo PDT, a pesquisa de intenção de voto que vai ajudar no processo de escolha do candidato deve ser finalizada nesta sexta-feira, 1º/7, podendo ser divulgada a partir da segunda, 4.

Leia também:

Izolda diz que pesquisa "fornece apenas retrato do momento" e defende ouvir aliados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.