19 de julho de 2022

Roberto Cláudio é escolhido pelo PDT. Camilo lamenta e Izolda diz respeitar decisão

Roberto Cláudio celebrou com apoiadores do lado de fora da sede
do PDT após ser escolhido pelo diretório do partido (
Foto: Aurelio Alves)

Por 55 votos a 29, o ex-prefeito Roberto Cláudio foi escolhido pelo PDT como pré-candidato do partido ao Governo do Estado nas eleições de 2022, derrotando a atual mandatária, Izolda Cela. Em seu primeiro discurso já como potencial concorrente ao Abolição, Roberto Cláudio deixou claro que pretende agora procurar os aliados para tentar manter a unidade da composição partidária que dá sustentação ao grupo no Ceará.

"A primeira tarefa nossa é celebrar e construir nossa unidade interna. Depois disso, procurar humildemente todos os aliados. Procurar o ex-governador Camilo Santana, procurar todo mundo, pra gente conversar e manter a aliança mais ampla possível", declarou o pedetista, ainda na sede da legenda.

Questionado se deve travar diálogo com o PT, cujas lideranças manifestaram rejeição a seu nome nos últimos meses, RC respondeu que "todo esforço nosso será no sentido de manter aliança".

"O meu esforço agora", continuou, "é de conduzir o diálogo mais amplo possível com os aliados que compõem nosso projeto e tentar manter a aliança una".

Durante o processo interno do PDT, Camilo e o deputado federal José Guimarães defenderam aberta e enfaticamente a candidatura de Izolda. Vice-presidente nacional do PT, Guimarães foi além: disse que a legenda seguiria outro rumo caso o representante da aliança fosse Roberto Cláudio.

O mesmo posicionamento foi acompanhado por outras siglas, a exemplo do MDB, do PP, do PV e do PCdoB, que se alinharam à chefe do Executivo na queda de braço com o ex-prefeito.

Vencida essa batalha, no entanto, Roberto Cláudio ainda enxerga possibilidade de entendimento, de modo a evitar que a aliança se rompa, como parece provável. "Eu quero praticar, no limite, todos os esforços de poder manter aliança mais ampla possível", repetiu.

Antes, o ex-prefeito elogiou Izolda e os dois outros pedetistas, os deputados Evandro Leitão e Mauro Filho, que retiraram suas pré-candidaturas horas antes da reunião do PDT.

"Eu tenho profundo respeito pela minha amiga governadora Izolda, tenho muita amizade e carinho pelo Mauro Filho, Evandro Leitão", declarou RC.

Pelas redes sociais, a própria Izolda divulgaria breve pronunciamento sobre o desfecho, no qual fez uma crítica sutil ao resultado do encontro trabalhista.

Nas redes sociais Izolda disse respeitar a decisão do partido (Foto: Aurelio Alves)

"Meu partido PDT decidiu hoje (ontem), em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando muito pelo nosso Ceará. Sempre com respeito e verdade. A luta continua", escreveu a governadora.

Camilo também compartilhou texto na sequência: "Lamento muito que a primeira mulher governadora do Ceará não poderá concorrer à reeleição, após decisão do PDT. Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação".

Para pedetistas, porém, o debate interno foi salutar e democrático. Presidente nacional do PDT e presente ao evento, Carlos Lupi considerou que a votação tinha se dado "em ambiente democrático e de cortesia".

Sobre o racha do partido, dividido até o último minuto entre Izolda e RC, o dirigente projetou que, "até a convenção (prevista para 24/7), vamos buscar a unidade partidária e acalmar os ânimos, unindo o Ceará em torno do Ciro presidente. Essa é nossa principal tarefa".

A respeito de Izolda, especificamente, Lupi, que foi criticado por defender RC durante evento regional do PDT, em 15 de junho, devolveu: "Claro que sempre fica uma sequela, mas Izolda é mulher preparada, muito altiva, já é governadora, tem serviços prestados ao Ceará e é muito leal a Ciro e Cid".

Presidente do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo fez avaliação positiva do encerramento da disputa e apostou na manutenção da aliança.

"Roberto mesmo disse que, caso não fosse ele o vencedor, ele logo depois estaria já com camisa da Izolda trabalhando nisso. Esperamos que aconteça o mesmo", cobrou o parlamentar.

Já em relação às conversas com o PT depois de o partido indicar RC, Figueiredo falou que a legenda irá resolver ao longo desta semana, mas que há "uma pré-definição de apoio ao Camilo" e que a expectativa é que "a aliança se mantenha".

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

A decisão pedetista teve desistências, multidão e escolha no voto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.