26 de julho de 2022

O Ciro que sempre vemos contra um Camilo como nunca se viu, por Érico Firmo

Poucos esperavam que Camilo "peitasse" Ciro da forma
como tem feito (Foto: Arquivo do Jornal O Povo)

Uma das surpresas do fim da aliança eleitoral no Ceará é que uma das personagens seja Camilo Santana (PT). Radicalmente conciliador, de conversa mansa, era difícil imaginá-lo peitando Ciro Gomes (PDT) da forma como tem feito. É provável que nem Ciro vislumbrasse isso.

Na convenção que lançou Roberto Cláudio (PDT), no domingo, Ciro Gomes iniciou o discurso dizendo que aquele talvez fosse o discurso mais importante feito aos cearenses em 40 anos de trajetória política. De fato, está na lista dos mais relevantes. Ciro é personagem de muitas manifestações contundentes. Porém, muitas vezes em entrevistas. Em discurso, e no Ceará, não me recordo de fala tão relevante de Ciro, com tantas implicações contra um aliado — agora ex-aliado — de tanto peso político.

Ainda assim, não é propriamente surpreendente vindo de Ciro. Chama atenção pela ênfase, pelas palavras. Mas, como ele gosta de dizer, o ex-ministro por vezes age de forma que pode ser recebida como excesso de franqueza.

Quanto a Camilo, aliados com trânsito aos bastidores asseguram que ele fez de tudo para manter a aliança. Porém, apoiadores de Roberto Cláudio afirmam que o petista nem atendeu às ligações do ex-prefeito. O fato é que, uma vez que o PDT escolheu RC, Camilo bateu o pé. O debate sobre quem tem a culpa pelo rompimento ainda irá longe. Caso o vitorioso seja Capitão Wagner (União Brasil), essa discussão irá resvalar para a baixaria definitiva.

Nos últimos dias, o pré-candidato a senador comandou uma estratégia para atrair prefeitos, parlamentares, partidos políticos, a maioria dos quais são disputados com o PDT. Essa agressividade é atípica.

Não é bem que nunca tenhamos visto um Camilo dessa maneira. Talvez seja a estreia na articulação política do ex-governador com o estilo que decretou lockdown debaixo de muitas críticas como medida contra a pandemia de Covid-19, ou que não cedeu para os policiais militares que paralisaram as atividades em 2020, ou na onda de ataques contra as facções criminosas, em 2019.

Aqueles foram os momentos cruciais dos oito anos de governo. Todas as decisões envolviam pressão e eram controversas, com muitas consequências. Entretanto, na condução política, o que sempre se viu foi o Camilo que conversa muito, busca sempre a mediação. O que interlocutores insistem é que ele tentou isso dessa vez, até o último momento. O que nunca tínhamos visto, na ação política, é o que acontece depois que o diálogo não resolve. Iremos agora acompanhar os resultados.

Silêncios eloquentes

Ciro Gomes fez eloquente discurso na convenção. De outros irmãos, chamou atenção o silêncio. Cid Gomes e Ivo Gomes não compareceram à convenção. Mas, não apenas isso. Eles também não foram à convenção de Ciro Gomes, na semana anterior. Mas, ambos se manifestaram nas redes sociais. Ivo antes e Cid depois. Sobre o lançamento de Roberto Cláudio, nenhum dos dois se posicionou.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Lula conversa com Tasso sobre apoio a candidato do PT no Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.