13 de julho de 2022

PDT complicou uma escolha que poderia ter sido tranquila, por Érico Firmo

Os líderes buscam um arranjo para resolver uma crise imprevista (Foto: Rogério Lima)

A reunião de segunda-feira, 11, com as bancadas do PDT e as sinalizações emitidas pelo presidente estadual da legenda, deputado federal André Figueiredo, parecem ter devolvido aos bastidores grande parte da tensão que tinha sido destampada sobretudo na semana passada. Internamente, as coisas ainda fervilham. Conversas ocorrem o tempo todo e mal se fala em outro assunto nas rodas políticas. 

Os líderes buscam um arranjo para resolver uma crise imprevista e que podia ter sido evitada facilmente. Aliás, a articulação governista parecia ser relativamente simples para esta eleição. Se ganharia ou perderia é outra questão. Porém, o método que tanto sucesso já teve de esperar até a última hora para tomar decisões é uma das causas do problema de agora. Somado à falta de comando das articulações. Nada impede de ter sucesso mais uma vez, mas não sem cicatrizes, fraturas e dores de cabeça.

Era fácil ter escolhido Roberto Cláudio. Não teria sido difícil fazer de Roberto Cláudio o candidato sem maiores traumas. Ele era tratado assim há longa data. Até o início do ano, era franco favorito para concorrer. Talvez ainda seja favorito, mas era muito favorito. Ciro Gomes já se referia a ele como “primeiro da fila” em 2017, em entrevista às Páginas Azuis, do O POVO. Cid Gomes, em agosto do ano passado, falou à FM Assembleia: “O melhor nome do PDT neste momento, o mais popular, o que aparece com mais chances nas pesquisas eleitorais, é o do ex-prefeito de Fortaleza.” Roberto Cláudio tinha relação muito boa com Camilo Santana, não me parece haver motivo para ter tido resistência.

Era fácil ter escolhido Izolda. Apontar a governadora Izolda Cela como candidata também não teria sido difícil. Não é um nome pouco palatável aos Ferreira Gomes. Ao contrário, foram eles que a lançaram na política, a convite de Ivo Gomes, quando secretário da Educação de Sobral, na época em que Cid Gomes era prefeito. Foi por sete anos e três meses secretária de Cid. Na chapa do petista Camilo para disputar o governo, ela era a representante do partidos dos Ferreira Gomes. É uma pessoa de Sobral e da cozinha do clã.

Como foi que uma disputa em que as opções são essas se transforma em crise?

Se a ideia era escolher Roberto Cláudio — ou qualquer nome que não Izolda Cela — teria sido bem mais simples fazer isso até o fim de março, antes de ela virar governadora. No momento em que se cria a situação de Izolda ser governadora e pré-candidata em busca de uma indicação interna, abriu-se espaço para o conflito que tem ocorrido. De um lado, uma candidatura tida como favorita e muito forte. Surge outra que passa a ser da governadora de plantão e se reivindica como de direito natural. A briga que podia ser evitada se tornou incontornável.

Cid Gomes não é inocente, sabe da força de um pré-candidato sentado na cadeira de governador. Em 2014, ele cogitou sair para disputar o Senado. Mas, queria que o vice, Domingos Filho, saísse junto com ele e não ficasse no governo. Domingos era um dos pré-candidatos. Cid sabia a força que ele teria se virasse governador de olho na reeleição. Preferiu ficar para não perder o controle da sucessão. Da mesma forma como Camilo perdeu sem estar no cargo.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Leia também:

Camilo conversa com Eunício pró-reeleição de Izolda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.