5 de julho de 2022

Assédio moral. Promotor pede condenação de prefeito e gestoras de Altaneira

Prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, em imagem de arquivo do BA

Foi publicada no portal do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na tarde de ontem (04/07) nota informando que a Promotoria de Justiça de Nova Olinda, a qual a Comarca de Altaneira é vinculada, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em desfavor do prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e das secretárias municipais Marcia Moura, Eliane Alencar e Zuleide Ferreira , respectivamente gestoras da Saúde, Assistência Social e Educação, por dano moral coletivo em decorrência de assédio moral.

Conforme o MPCE, os gestores teriam ferido princípios basilares da Administração Pública (honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições) ao realizarem constantes mudanças de local de trabalho, além de aumento da carga horária e mudança do horário de expediente de servidores efetivas do Município tão somente com o objetivo de puni-las por contrariarem interesses pessoais e políticos daqueles.

Na Ação, o MPCE pede que a Justiça condene prefeito e secretárias municipais a pagarem R$ 100 mil por dano moral coletivo, valor que seria revestido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID). O Ministério Público também requer, na ACP, que o Município e as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação de Altaneira realizem a lotação das profissionais de Psicologia e Assistência Social da cidade no local de trabalho de origem e uniformize a carga horária de trabalho de todos os servidores públicos municipais.

A Promotoria de Justiça de Nova Olinda – a qual a Comarca de Altaneira é vinculada, julga ser evidente as alterações repentinas e informais do setor de lotação sem o devido procedimento administrativo, além de imposição de jornada de trabalho diferente dos demais profissionais em situação idêntica.

O juiz da Comarca ainda não apreciou os pedidos do Promotor. Até o fechamento desta postagem nenhum gestor municipal se manifestou sobre o tema.

Clique aqui e leia a nota do Ministério Público na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.