8 de julho de 2022

Após divulgação de pesquisa, aliados de Izolda reagem e elevam pressão

A governadora Izolda também teve a reação mais enfática até
agora em defesa da candidatura (Foto: Thiago Gadelha)

Num dia de movimentos que tiveram o ex-governador Camilo Santana (PT) no centro das articulações, partidos e políticos que defendem a reeleição da governadora Izolda Cela (PDT) reagiram à pesquisa contratada pelo PDT. A própria governadora foi às redes sociais, na mais explícita demonstração até hoje de vontade de ser candidata a um novo mandato.

Em paralelo, aliados divulgaram manifestos para defender a opção por ela. O presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Evandro Leitão (PDT), também ele pré-candidato, reuniu a bancada do PDT para tratar dos movimentos eleitorais da legenda. As ações, por vezes coordenadas, elevaram a tensão na aliança governista. Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi deixado a par da situação no Estado.

"O propósito de colocar meu nome para continuar governando o Estado firma-se na responsabilidade e compromisso com nosso povo do Ceará. Coloco meu nome para unir", publicou Izolda em perfis nas redes sociais. A mensagem foi compartilhada por Camilo Santana no Twitter.

O ex-governador participou diretamente, nos bastidores, dos atos da intensa quinta-feira política no Ceará. Ele se reuniu com o deputado federal José Guimarães (PT), antes de o parlamentar petista ir à reunião com partidos aliados na qual cinco legendas divulgaram manifesto conjunto.

"A manifestação pública da governadora Izolda Cela colocando seu nome para continuar governando o estado (...) é fato de grande relevância a exigir nossa consideração", diz o texto assinado por dirigentes de PT, MDB, Progressistas, PCdoB e PV.

"Nós queremos que essa aliança continue. Não pode a continuidade dessa aliança ser a vontade unilateral de um partido. Tem de ser uma vontade e uma construção coletiva", disse Guimarães ao colunista Carlos Mazza, do O POVO, na saída do encontro. O petista relatou conversa com Lula, pré-candidato do PT a presidente, sobre os "problemas daqui (do Ceará)".

"Nós queremos continuar juntos do PDT, mas desde que a gente também possa ser ouvido, possa conversar e isso é o que nós estamos querendo", disse o deputado estadual Zezinho Albuquerque (Progressistas), também em entrevista a Carlos Mazza.

Chamado a participar das conversas, o PSDB não assinou o manifesto, mas divulgou uma nota assinada pelo presidente estadual da sigla, Chiquinho Feitosa, na qual reconhece que cabe "ao PDT a condução desse processo", mas ressalta "desejo de participar de forma mais efetiva" da decisão sobre a candidatura. O partido ainda considera que pesquisa "não seria o principal balizador" da escolha.

Na véspera, foi divulgada pesquisa Quaest, contratada pelo PDT, com objetivo de orientar a definição da candidatura pedetista ao Governo do Ceará. Os números mostram o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, mais bem posicionado em relação aos outros três pré-candidatos: o deputado federal Mauro Filho, Evandro Leitão e Izolda Cela.

O resultado fortalece a pretensão de Roberto Cláudio de concorrer. Ciro Gomes, pré-candidato do partido a presidente, havia mencionado a pesquisa como principal parâmetro da escolha, o que não é aceito pelos defensores de Izolda.

Além dos partidos, também foi divulgado manifesto por movimentos sociais e sindicatos, a favor da candidatura de Izolda à reeleição. O mesmo foi feito por integrantes do setor cultural. Os documentos foram compartilhados com a frase: "O futuro virá por uma professora".

Do lado de Roberto Cláudio, uma das mais enfáticas defesas, mais uma vez, partiu do vereador Adail Júnior (PDT). Em vídeo no Instagram, ele criticou o que considera tentativa do PT de impor a governadora como candidata.

"O pessoal não está querendo aceitar, não estão querendo seguir as pesquisas eleitorais (...). Para eles é simples dizer que não apoia o Roberto, mas agora nós do PDT não podemos dizer que não apoiamos a candidata deles?" O parlamentar arrematou: "Eu, vereador Adair Junior, não apoio a Izolda Cela se for candidata do PDT, para rachar logo."

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

Eunício diz que pesquisa do PDT é justificar escolha já definida por RC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.