2 de julho de 2022

Izolda intensifica agenda no limite do prazo eleitoral

Na última semana governadora Izolda passou
por pelo menos nove municípios. 
 (Foto: Fernanda Barros)

A governadora Izolda Cela (PDT) imprime ritmo intenso na agenda de entregas de obras da gestão. Estes momentos poderiam ter a presença dela até ontem, por imposição da legislação eleitoral, para que se estabeleça algum nível de paridade na disputa entre quem ocupa cargo no Executivo e os demais postulantes. O site do Governo do Ceará retirou do ar publicidades e matérias institucionais em razão disso.

Inaugurações e assinaturas de ordem de serviço são parte de uma agenda administrativa, mas, em ano eleitoral, também integram o rol de ações de quem quer seguir administrando.

Ainda não se sabe se Izolda tentará reeleição. É a interrogação que agita o PDT. Foram e serão dias politicamente decisivos. A intenção foi de que o périplo pelo Ceará pudesse ser captado no momento em que esteve em campo uma pesquisa encomendada pelo PDT à Genial Quaest. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 28/06/2022, com número CE-05334/2022. As entrevistas foram feitas do último dia 27 ao dia 1º, ontem. A previsão de divulgação é segunda-feira, no início de outra semana que se promete quente.

Foi medido o grau de aceitação e rejeição de Izolda, do ex-prefeito Roberto Cláudio, do deputado federal Mauro Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Depois, os pré-candidatos pedetistas foram testados contra Wagner, tida como a principal candidatura da oposição. Adelita Monteiro, oposição ao PDT pela esquerda, também será testada.

Os últimos dias de Izolda também foram marcados pela nota que emitiu nas redes sociais que passa principalmente pela relativização da importância da pesquisa de opinião a três meses do pleito. Ciro manifestou entendimento de que a pesquisa guiará a escolha, que será seguida de conversas com aliados.

No caso da governadora, a valorização de um aspecto em detrimento de outro se dá em um contexto em que ela leva a melhor sobre Roberto Cláudio - principal pré-candidatura do PDT ao lado da dela - quando o assunto é aceitação de partidos aliados.

Principal articulador do PT no Ceará, o deputado federal José Guimarães já chegou a dizer, ao O POVO, que o PT buscará outro caminho no caso de o ex-prefeito ser o escolhido. Pedetista, por sua vez, afirmam não aceitarem vetos injustificados.

Guimarães defende que a aliança permaneça desde que com Izolda liderando-a. "Esses dias, eu estava numa reunião em São Paulo e eu disse para o ex-presidente Lula: 'Lula, o Ceará vai ser governado por uma mulher, e é uma mulher que tem compromisso com a educação e com o Estado do Ceará'".

Ele adicionou: "Esse time que governa o Ceará desde a época do ex-governador Cid Gomes não vai se quebrar, e é com a liderança da governadora Izolda que nós vamos continuar governando esse Ceará."

O PT, segundo principal partido da aliança, tem preferência clara por ela, assim como o PP. Roberto Cláudio, por sua vez, pontua melhor nas pesquisas. A última Ideia Big Data, encomendada pela TV Record, mostrou Wagner com 40 pontos percentuais contra 35 totalizados por RC. Wagner amplia a vantagem sobre Izolda, com cenário de 44% a 29%.

Roberto Cláudio tem buscado amplificar o alcance de sua mensagem em entrevistas a rádios do Interior. Mas também caminha o Ceará em viagens. Ele recebeu nessa quinta-feira, 30, título de cidadão de Juazeiro do Norte na Câmara de Vereadores do Município. Recebeu homenagem igual anteriormente em Pacajus, Crateús, Tabuleiro do Norte e Lavras da Mangabeira. E foi a encontro de vereadores em São Gonçalo do Amarante.

O deputado federal José Guimarães (PT) fez nova e enfática defesa da candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela (PDT). Durante evento de assinatura de ordem serviço no município de Canindé, o petista chegou a revelar que compartilhou esse desejo com o ex-presidente Lula (PT). Se dirigindo a Izolda, Guimarães bradou: "Esses dias, eu estava numa reunião em São Paulo e eu disse para o ex-presidente Lula: 'Lula, o Ceará vai ser governado por uma mulher, e é uma mulher que tem compromisso com a educação e com o Estado do Ceará'".

Pouco antes, o parlamentar defendeu a manutenção da aliança entre PT e PDT no Ceará, estremecida nas últimas semanas devido a divergências sobre o nome que disputará o Palácio da Abolição. "Esse time que governa o Ceará desde a época do ex-governador Cid Gomes não vai se quebrar, e é com a liderança da governadora Izolda que nós vamos continuar governando esse Ceará", defendeu. E completou: "Claro que eu não vou opinar como o partido (PDT) vai decidir, mas estamos muito felizes".

Em recente entrevista ao O POVO, Guimarães afirmou que o PT seguirá "outro caminho" caso Izolda não seja escolhida e o PDT opte pelo nome do ex-prefeito Roberto Cláudio. Também disse que a parceria entre as duas siglas está "no limite". Já mais recentemente, entretanto, após reunião com o presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo, o petista teve postura conciliadora, destacando que o "central" é a manutenção da aliança entre PT e PDT.

Com esse objetivo, após pedido do ex-governador Camilo Santana, o PT adiou a realização do encontro do partido, antes previsto para esse sábado, 2, que iria definir a tática eleitoral. De acordo com Guimarães, não há uma nova data fixada para o evento, mas a agenda, que definiria se o PT teria candidato próprio ao Governo, deve se realizar na primeira quinzena de julho.

"O PT reafirma seu compromisso prioritário com a manutenção da aliança pelo bem do Ceará e confia na construção de consensos em torno de uma candidatura capaz de unir todas as forças comprometidas com a defesa da democracia e com um projeto reconhecidamente exitoso, compreendendo ser esse o melhor caminho para a continuidade dos avanços para a melhoria da vida de todos/as os/as cearenses", ele afirmou em nota enviada na noite de quinta-feira´, assinada conjuntamente com Antônio Alves Filho, conhecido como Conin.

Para Acrísio Sena (PT), deputado estadual defensor da aliança, o adiamento é demonstração de força de Camilo, contrariando a tese segundo a qual ele estaria escanteado da sucessão estadual. Camilo agiu e foi atendido dentro do PT, sem que isso represente alguma mudança objetiva nos rumos que o PDT tomará. Em setembro de 2021, Ciro disse que ele lideraria sua sucessão.

Com informações portal O Povo Online

Leia também:

A sinalização do PT ao adiar o encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Administração do Blog de Altaneira recomenda:
Leia a postagem antes de comentar;
É livre a manifestação do pensamento desde que não abuse ou desvirtuem os objetivos do Blog.