27 de setembro de 2014

Dilma abre vantagem no 1º turno e lidera no 2º turno segundo Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem (26/09) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem agora 13 pontos percentuais de vantagem sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno da corrida presidencial. A atual presidente e candidata à reeleição tem 40% das intenções de votos, contra 27% da segunda colocada. Na terceira colocação, permanece Aécio Neves (PSDB), com 18%.

Desde a semana passada, Dilma avançou três pontos percentuais no Datafolha. Ela tinha 37% na pesquisa anterior. Marina perdeu os mesmos três pontos. Ela tinha 37%. Aécio, que aparecia com 17%, oscilou positivamente um ponto.

A petista venceria também no segundo turno se a disputa fosse hoje entre ela e Marina. A presidente aparece também na frente no segundo turno, pela primeira vez nesta série do Datafolha.

Agora, a presidente aparece com 47%, contra 43% da candidata do PSB. Na semana passada, a simulação de segundo turno entre as duas registrava Marina com 46% contra 44% de Dilma. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) alcançaram 1% cada. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Juntos, somam 1%. Votos brancos e nulos somam 5%. Indecisos são 6%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios do Brasil entre os dias 25 e 26 de setembro. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00782/2014.

Com informações O Povo Online