25 de setembro de 2014

Ibope aponta empate técnico entre Eunício e Camilo

Pesquisa Ibope divulgada ontem (24/09), encomendada pela TV Verdes Mares aponta empate técnico na disputa pelo Governo do Estado do Ceará. Eunício Oliveira (PMDB) Eunício obteve 43% de intenções de voto, seguido de Camilo Santana (PT), que alcançou 38%. Eliane Novais (PSB) aparece com 3%. Ailton Lopes (Psol) tem 1%. O Ibope não considera possível afirmar se haveria ou não segundo turno entre os dois candidatos. 

Na comparação com o levantamento anterior do Ibope, encomendado pela mesma empresa e realizado entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, Eunício subiu um ponto percentual. Camilo, que tinha 34%, diminuiu para cinco pontos a distância para o peemedebista. Eliane e Ailton, por outro lado, caíram um ponto cada.

O Ibope também fez simulação de segundo turno entre Eunício e Camilo. O senador do PMDB venceria com 46%, contra 40% do deputado estadual petista.

A pesquisa perguntou ainda aos eleitores em quem eles não votariam para o governo. Ailton Lopes e Eliane Novais lideram nesse quesito, com 37% de rejeição cada. Camilo é rejeitado por 23%. Eunício, com 19%, tem a menor rejeição.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 61 municípios cearenses, entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista de três pontos.

Os números levantados pelo Ibope e por outros institutos indicam que, a menos de duas semanas para a eleição, a disputa deve ficar mais acirrada entre Eunício e Camilo.

Pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada no último dia 21, mostrou o peemedebista com 41%, enquanto o petista obteve 34% das intenções de votos, diminuindo para sete pontos a vantagem de Eunício, levando-se em conta a pesquisa Datafolha anterior, divulgada em 3 de setembro (41% a 31%).

As diferentes sondagens têm registrado estabilidade de Eunício na liderança e crescimento gradual de Camilo após o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio.

Como a margem de erro da pesquisa do Ibope é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Eunício pode ter entre 40% e 46%. Já Camilo pode estar entre 35% e 41%.

Com informações O Povo Online